Topo

Beckham lidera lista de mais bem pagos no futebol; Kaká é nono

David Beckham, mesmo sem salário no PSG, é o jogador mais bem pago do mundo -  David Ramos/Getty Images
David Beckham, mesmo sem salário no PSG, é o jogador mais bem pago do mundo Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/05/2013 12h22

David Beckham doa todo seu salário no Paris Saint-Germain para um hospital infantil francês, mas nem isso o impede de ser o jogador de futebol mais bem pago no mundo, e nem de ser o atleta não-americano que mais recebe dinheiro por seus serviços. É o que indica uma lista anual da revista americana Sports Illustrated, na qual o inglês ultrapassou Roger Federer como o atleta não-americano mais bem pago do mundo.

Divulgada nesta quarta-feira, a lista aponta que Beckham, mesmo sem salário no clube, fatura mais de U$ 48 milhões (cerca de R$ 90 milhões) por ano apenas em contratos publicitários. Entre os "boleiros", ele é seguido por Cristiano Ronaldo (U$ 35,3 mi) e Messi (U$ 35,1 mi). Também se destacam na lista Samuel Eto'o, Sergio Agüero, Wayne Rooney, Yaya Touré, Zlatan Ibrahimovic, Kaká e Drogba. 

Segundo a revista, o brasileiro seria o 19° mais bem pago atleta entre os não-americanos, e 9° entre os jogadores de futebol. Mesmo pouco atuando pelo Real Madrid, ele fatura U$ 16,6 milhões por ano.

Nos outros esportes, Roger Federer se destaca entre os de fora dos Estados Unidos. Com patrocínios menores do que o de Beckham, fatura U$ 43 milhões por ano.  Só que, contando os atletas americanos, Federer fica apenas em 6°, enquanto Beckham é o 3°.

No maior país da América do Norte, o atleta mais bem pago é o boxeador Floyd Mayweather Jr., que fatura U$ 90 milhões. Um dos fatores são as bolsas para seus combates, que chegam a valores absurdos - caso os valores aumentem em suas próximas lutar, o valor total pode alcançar até U$ 128 milhões. Ele lidera a lista da revista desde 2004.

Em segundo aparece LeBron James, atual MVP (jogador mais valioso) da NBA, a liga americana de basquete. Mesmo sem receber salário máximo na liga para que possa jogar no mesmo Miami Heat que Dwyane Wade e Chris Bosh (a NBA tem teto salarial), ele conta com a ajuda de patrocínios para alcançar U$ 56 milhões por ano.

Logo atrás de Beckham, aparece Drew Brees, quarterback do New Orleans Saints, da NFL (a liga profissional de futebol americano). Contrato assinado em 2012 faz com que ele fature U$ 47 milhões por temporada.

Kobe Bryant, astro do basquete, e Tiger Woods do golfe, fecham o topo da lista dos mais bem pagos, recebendo, respectivamente, U$ 46,8 mi e U$ 40 mi anualmente.