Topo

Zarif e Okimoto admitem 'lobby' em redes sociais para ganhar votos

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

17/12/2013 22h34

O velejador Jorge Zarif e a maratonista aquática Poliana Okimoto foram considerados os melhores atletas de 2013 no Prêmio Brasil Olímpico. Eles revelaram que utilizaram os amigos e também as redes sociais para angariar mais votos populares na disputa.

Menos conhecido do que os seus 'rivais' César Cielo e Arthur Zanetti, Zarif apostou na fidelidade de seus fãs: "Quando eu fui indicado, olhei o Facebook do Cielo e vi que ele tinha mais 600 mil seguidores, enquanto eu tinha pouco mais de 3 mil. A matemática era cruel, mas acho que os meus 3 mil foram mais fiéis e ativos", explicou em contato com o UOL Esporte na zona mista do evento.

Neste ano, a decisão sairia após uma votação técnica e outra popular. Cada uma teria 50% do peso do valor da apuração final.

Além das redes sociais, ele ainda revelou uma outra estratégia ainda mais ousada. O velejador campeão mundial disse que chegou a levar três notebooks para a sua faculdade e incentivou os seus amigos a votarem: "Só aí, acho que foram 1000 votos. Isso pode ter feito a diferença. O Cielo e o Arthur são bem mais conhecidos do que eu", reconheceu Zarif, que cursa o quarto semestre de administração na FAAP.

Poliana, por outro lado, não contou nada sobre estratégias mirabolantes. Entretanto, afirmou que também pediu ajuda para os seus seguidores nas redes sociais: "Eu já tinha sido indicada em 2009 e perdi no voto popular, e este ano o sistema foi diferente. 50% era técnico e 50% voto popular. Aí eu pedi para as pessoas me ajudarem com essa parte".

'Derrotado' neste ano, o nadador César Cielo fez questão de enaltecer as virtudes dos seus oponentes: "O ano do Jorge [Zarif] foi muito bom e o título é merecido. Escolher entre três campeões mundiais, de modalidades diferentes, é bem difícil. Só espero que eu não tenha perdido por muito", declarou.