Topo

Lenda do ciclismo trapaceia, pega carona em carro e é expulso de prova

Do UOL, em São Paulo

23/08/2015 16h33

A trapaça do italiano Vincenzo Nibali durante a segunda etapa da Volta da Espanha lhe custou caro. Para abrir distância do pelotão, o ciclista se agarrou a um carro de apoio de sua equipe - a Astana - e pegou uma carona. O movimento foi flagrado por um helicóptero da TV que faz a transmissão da prova.

A decisão de expulsar o italiano foi tomada pela direção da prova após analisar as imagens e escutar os envolvidos na polêmica. Ciente do ato ilegal, a equipe pediu uma punição mais branda, como a penalização em 10 minutos, mas não foi atendida.

"As imagens são muito claras. Nibali se agarra ao carro e é levado por uma centena de metros. Lamentamos a decisão, mas o regulamento é muito claro neste aspecto", afirmou Bruno Valcic, presidente do colégio de comissários.

Nibali, de 30 anos, é considerado uma das lendas do ciclismo, por ser apenas um dos seis homens na história a ganhar as três principais competições do planeta. Ele ganhou a Volta da Espanha (2010), Volta da Itália (2013) e Volta da França (2014).