Topo

Ministro do Esporte defende educação física como matéria obrigatória

Ministro Leonardo Picciani fala durante audiência na Câmara dos Deputados - Reprodução/Twitter
Ministro Leonardo Picciani fala durante audiência na Câmara dos Deputados Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

05/10/2016 16h55

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMBD-RJ), afirmou que tem como objetivo lutar pela obrigatoriedade da educação física no currículo escolar. A declaração foi dada nesta quarta-feira (5) durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília.

"Minha posição, como ministro e deputado, é de defesa da educação física como matéria curricular obrigatória", afirmou Picciani.

"Devemos levar a educação física ao conjunto completo dos alunos, com presença de profissionais e oferta de equipamentos", completou.

Há pouco mais de duas semanas, o Governo Federal apresentou um novo plano educacional para o Ensino Médio, no qual coloca a educação física como matéria optativa.

Na terça-feira (4), Picciani havia defendido esse plano, ou seja, apoiado a transformação da Educação Física em matéria optativa. Contrariando o que disse nesta quarta, ele citou exemplos de outros países do mundo que transformação a disciplina como opcional no Ensino Médio.

"Sou favorável a transformação do Ensino Médio que a MP se propõe a fazer”, declarou ele, após participar de um evento público no Rio.

No mesmo evento, Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas na vela, cobrou a manutenção da Educação Física nas escolas. "Dizer que Educação Física será opcional é o mesmo que dizer que não haverá mais", disse Torben.