Topo

Isinbayeva chefiará agência antidoping da Rússia

	LUIS ACOSTA/AFP
Imagem: LUIS ACOSTA/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 17h35

A ex-saltadora Isinabayeva foi apontada nesta quarta-feira como a nova chefe do conselho da Rusada, a agência de controle de doping da Rússia. Este conselho é composto por dez pessoas, dentre acadêmicos, executivos do esporte e um funcionário do governo.

Com este cargo, Isinbayeva não vai mais concorrer à presidência da Federação Russa de Atletismo, que segue suspensa pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf).

Na Rusada, a bicampeã olímpica terá uma dura missão. Fazer o órgão readquirir a credibilidade após os diversos escândalos que quase culminaram na exclusão total dos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e levaram ao banimento dos Jogos Paraolímpicos.

Atualmente, a Rusada não cumpre com as determinações da Agência Mundial Antidoping (Wada).

"Eu agradeço aos meus colegas pela confiança depositada. Todos entendemos que a luta contra o doping é um dos temas mais importantes da agenda do mundo esportivo", disse Isinbayeva, que não pôde competir na Rio-16 por causa da sanção imposta à federação de atletismo.

"A efetividade luta contra o doping na Rússia vai depender de quão breve a Rusada será novamente reconhecida (pela Wada). Esta é nossa principal tarefa e não pouparemos esforços", completou.