Topo

Ex-ministro de Esporte da Rússia diz que sexo pode ter causado doping

VASILY MAXIMOV/AFP
Imagem: VASILY MAXIMOV/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 14h03

Ex-ministro do Esporte na Rússia e atual vice-ministro, Vitaly Mutko afirmou que relações sexuais podem ter alterado resultados de exames antidoping de atletas russas. O país está envolvido em um grande escândalo de doping e relatório recente encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) mostra diversas maneiras usadas por competidores do país para maquiar testes.

"Não sei se vocês sabem. mas se há uma relação sexual cinco dias antes de um controle antidoping, ainda pode se encontrar DNA masculino", afirmou Mutko durante evento da Eurocopa de 2020 nesta sexta-feira.

Mutko relembrou também o caso do tenista francês Richard Gasquet, que foi pego em um exame com cocaína mas foi absolvido ao alegar que não havia consumido a droga, mas beijado uma mulher que havia feito uso durante uma festa.

"Um rapaz pode beijar uma moça e ela ter usado drogas. Atletas de outros países são perdoados, mas não os nossos", disse Mutko ao ser questionado sobre o fato de atletas das categorias de base do futebol russo terem se drogado.

 Mutko também disparou contra o Relatório McLaren, encomendado pela Wada.

"Não há um programa estatal de doping na Rússia e nunca haverá. O relatório não foi confirmado. Basicamente é baseado na palavra de um homem, que de repente se tornou uma testemunha respeitável. De fatio não é. É um testemunha falsa e manipuladora", disparou.