Esporte

Putin já "roubou" anel do Super Bowl e guardou na biblioteca do Kremlin

Reprodução
Putin segura anel de Robert Kraft durante foto oficial Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/02/2017 04h00

O anel de campeão do Super Bowl é tão cobiçado que até o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quis ter um. Mas ele não obteve o seu por meios ortodoxos. Ele o "roubou" de Robert Kraft, proprietário do New England Patriots, durante visita oficial em 2005. Atualmente, a joia está guardada na Biblioteca do Kremlin, em Moscou, onde presentes aos chefes de estado russo são armazenados.

O episódio que causou grande repercussão na época é relatado com detalhes no livro "O Novo Czar", uma biografia de Putin de 2015 escrita por Steven Lee Myers, correspondente do The New York Times.

Kraft e diversos empresários americanos, entre eles o magnata Rupert Murdcoh - proprietário da News Corporation - e Sanford Weil - presidente do Citigroup - se encontraram com Putin para uma reunião para tratar de investimentos americanos na Rússia. Após o encontro, eles foram posar para a foto oficial que ilustra esta reportagem.

Foi então que Weil sugeriu a Kraft que mostrasse seu anel que tem 124 diamantes cravejados ao presidente russo. O dono dos Patriots não costuma levá-lo consigo, mas neste dia o tinha em seu bolso. Havia recebido meses antes, quando seu time derrotou o Philadelhpia Eagles.

Kraft o entregou a Putin que colocou o anel no dedo e disse: "Eu poderia matar alguém com isso".

Ao acabar o encontro, Kraft estendeu a mão pedindo o anel de volta, mas Putin colocou no bolso e foi embora cercado de assistentes e seus seguranças. O magnata americano jamais voltaria a vê-lo novamente.

Na volta aos Estados Unidos, Kraft pediu ajuda a Weil e à Casa Branca para recuperar o anel. Mas como o momento era de tensão com a Rússia, o governo americano não quis se meter no assunto. Nem mesmo o apelo do dono do Patriots surtiu efeito: "Tenho um elo emocional com aquele anel. Tem meu nome gravado. Não quero vê-lo parar no eBay".

O conselheiro da Casa Branca respondeu: "Seria muito melhor se você dissesse que você quis dar o anel de presente".

Quatro dias depois, Kraft emitiu um comunicado dizendo que o anel era "um símbolo de respeito e admiração pela população russa e liderança do presidente Putin".

Em 2013, o tema veio novamente à tona e Dmitry Peskov, assessor pessoal de Putin deu sua versão da história.  "O que Kraft está contando é uma história muito esquisita. Eu estava a apenas 20 centímetros dele e de Putin, e posso garantir que ouvi o senhor Kraft lhe oferecer o anel como presente", disse.

Também nesta ocasião, Putin afirmou não se lembrar do anel e de Robert Kraft, mas propôs fazer uma réplica do anel. 

"Não me lembro do Sr. Kraft ou do anel. Me entregaram alguns tipos de souvenirs. Mas se é algo tão valioso para o Sr.Kraft e seu time, eu tenho uma proposta. Vamos pedir a nossas empresas para fazer um bom anel, de ótima qualidade e que esta joia possa ser passada de geração a geração para o time e os representantes do interesse do Sr. Kraft. Penso que seria a solução mais inteligente para um problema internacional tão difícil", afirmou.

Trecho de um documentário exibido recentemente pela NFl mostra que Kraft jamais recebeu de volta o anel. Ele só possui joias de três dos quatro títulos do Patriots. Neste domingo, contra o Atlanta Falcons, espera colocar mais um na coleção.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo