Esporte

Caiu na folia? Carnaval teve pesquisa de torcidas com "massacre" corintiano

Eduardo Anizelli/Folhapress
Corinthians tem torcida do tamanho da soma das torcidas rivais em SP, diz Datafolha Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 04h00

Caso você tenha se desligado totalmente do noticiário nos dias de folia, não se preocupe. O UOL selecionou para você as melhores histórias do universo do esporte durante o Carnaval. Confira abaixo o que aconteceu de mais relevante no Brasil e no mundo.

Datafolha: Corinthians tem a soma das outras três torcidas

Na última segunda-feira, a Folha de S. Paulo divulgou nova pesquisa a respeito da divisão de torcidas de futebol na capital paulista. Segundo levantamento do Datafolha, o Corinthians se mantém na frente, mas agora com percentual que equivale à soma das torcidas dos outros três rivais locais.

A pesquisa, realizada entre 8 e 9 de fevereiro, indica que o Corinthians tem a preferência de 36% dos moradores da capital. Os torcedores são-paulinos constituem 19% da população, os palmeirenses são 12% e os santistas, 5%. Dois clubes de outros Estados têm ao menos 1% da capital na torcida. São 2% de flamenguistas e 1% de vascaínos.

Chama a atenção o número elevado de pessoas que disseram não torcer para time nenhum: 24%, quase um quarto dos entrevistados. O Corinthians aumentou a vantagem se levados em conta os 24 anos da primeira pesquisa do Datafolha. Em 1993, o clube estava quase empatado com o São Paulo (32% a 31%).

Jogador salva vida de adversário após convulsão em campo
z.bas@seznam.cz
Imagem: z.bas@seznam.cz

Durante o Carnaval, uma história incrível na República Tcheca emocionou o mundo do futebol. Em uma partida do campeonato nacional entre Slovacko e Bohemians 1950, o atacante togolês Francis Koné impediu o goleiro adversário Martin Berkovec de se sufocar com a sua própria língua durante uma convulsão.

"Coloquei ele de lado e comecei a puxar a língua. A boca que estava seca começou a ficar molhada com saliva. Os médicos chegaram e deram sequência ao tratamento", relatou Koné, em contato com a reportagem do UOL.

"Mas eu não penso que eu sou um herói. Faz parte do meu trabalho isso. Para mim, como um ser humano é normal ajudar ao outro (...) sei que minha imagem está correndo o mundo, muitos jornalistas estão querendo falar comigo. Mas eu digo: é algo normal. Agradeço a Deus e a Jesus", acrescentou.

Primeira demissão de técnico de Série A no ano

Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

O Coritiba anunciou na noite de segunda-feira a saída do técnico Paulo César Carpegiani. A decisão foi debatida ao longo do dia pela diretoria do Coxa, que vai para o clássico Atletiba nesta quarta comandado pelos auxiliares Márcio Goiano e Pachequinho, membros da comissão permanente do clube.

Pesou contra Carpegiani a eliminação do Coritiba na Copa do Brasil, diante do ASA-AL, em pleno Couto Pereira. Nos últimos dias, o técnico argumentava publicamente que ainda estava carente de peças no elenco, mesmo as que já foram contratadas e ainda não puderam atuar ou pouco atuaram, casos do atacante Rildo e do meia Anderson. Foi a terceira passagem do treinador pelo clube. Ele comandou o time em 31 jogos, com 10 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. 

"É o sistema do futebol brasileiro, né? A gente tem que estar preparado para esses inconvenientes", disse o treinador em entrevista ao UOL Esporte.

Corinthians agora tem a melhor campanha do Paulista

Célio Messias/Estadão Conteúdo
Imagem: Célio Messias/Estadão Conteúdo

Contestado no começo da temporada, o Corinthians embalou durante a semana e agora tem a melhor campanha do Paulistão. No sábado, o time de Fábio Carille derrotou o Mirassol, então a equipe que mais havia pontuado no torneio. Os corintianos venceram fora de casa por 3 a 2, com gols de Pablo, Maycon e Pedro Henrique.

Empolgado pela vitória contra o Palmeiras na quarta-feira passada, o Corinthians foi modificado a campo, mas manteve a organização e a intensidade mostradas no dérbi.

Os jovens foram os protagonistas do triunfo que tirou a invencibilidade do Mirassol e tornou o Corinthians a melhor equipe do Paulistão. Sem uma série de titulares, Carille escalou seis jogadores criados no clube e foi premiado com três pontos. 

Borja estreia com gol no Palmeiras
ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

A torcida do Palmeiras foi à loucura com a estreia do atacante colombiano. No último sábado, Borja entrou em campo na metade do segundo tempo, durante a partida em casa diante da Ferroviária, pelo Campeonato Paulista. Bastaram poucos minutos para que o novo reforço balançasse as redes pela primeira vez.

Aos 37 minutos da etapa final, Borja ganhou da marcação em contra-ataque, tocou para Dudu e recebeu livre, de frente para o gol. Com tranquilidade, o colombiano bateu colocado no canto de Matheus. Foi o terceiro da vitória palmeirense por 4 a 1.

E desta vez deu Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo está na final da Taça Guanabara. No sábado, a equipe da Gávea venceu o Vasco por 1 a 0 no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, conquistou a vaga na decisão e, de quebra, encerrou um tabu de nove jogos sem derrotar o maior rival.

O único gol rubro-negro na partida foi marcado por Diego aos 40 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti, sofrido por Everton. O título do primeiro turno do Campeonato Carioca será decidido no dia 5 de março contra o Fluminense, que avançou com empate sem gols diante do Madureira.

United é campeão com Ibra brilhando
Reuters / Carl Recine Livepic
Imagem: Reuters / Carl Recine Livepic

O Manchester United levantou o primeiro troféu na era José Mourinho. Os "red devils" derrotaram o Southampton por 3 a 2 no último domingo, na decisão da Copa da Liga Inglesa.

O grande destaque da partida foi o veterano Zlatan Ibrahimovic. O atacante sueco marcou duas vezes – uma em cobrança de falta e a outra, que definiu a decisão, em finalização de cabeça, já nos minutos finais da partida em Wembley.

Leicester "pós-Ranieri" dá sinal de vida

AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS /
Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS /

Em seu primeiro jogo desde a demissão do técnico Claudio Ranieri na quinta-feira passada, o Leicester City voltou a encontrar o caminho das vitórias no Campeonato Inglês.  Na segunda-feira, o atual campeão recebeu o Liverpool e venceu por 3 a 1, colocando fim a um jejum de seis compromissos sem triunfo pela Premier League. A última vitória havia sido no dia 31 de dezembro contra o West Ham.

Antes do início da partida e quando o time entrou em campo, a torcida do Leicester homenageou Ranieri com faixas em inglês e em italiano, dizendo "Obrigado". Vários torcedores também foram ao King Power Stadium usando máscaras do treinador campeão em 2016.

Gol histórico de Kaká nos Estados Unidos
Orlando City/Oficial
Imagem: Orlando City/Oficial

O meia brasileiro entrou para a história do Orlando City na noite do último sábado. Kaká anotou o primeiro gol do novo estádio da equipe, o New Downtown Stadium. E ele veio de falta na vitória por 3 a 1 sobre o Saint Louis FC, em um amistoso para apenas alguns convidados. A estreia oficial da arena está marcada para 5 de março.

"Surra" do Bayern na Alemanha: 8 gols

MICHAELA REHLE/REUTERS
Imagem: MICHAELA REHLE/REUTERS

Robert Lewandowski brilhou mais uma vez em uma nova goleada do Bayer de Munique no Campeonato Alemão. No sábado, o atacante polonês deixou três vezes a sua marca no triunfo por 8 a 0 sobre o Hamburgo na Allianz Arena.

Com o resultado, o Bayern se manteve cinco pontos à frente do Red Bull Leipzig, que também neste sábado fez 3 a 1 sobre o Colônia. São 53 pontos contra 48 dos vice-líderes.

A volta de Felipe Massa às pistas
Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Após a decisão de cancelar a aposentadoria, o piloto brasileiro voltou ao cockpit da Williams na segunda-feira, no primeiro dia de testes das pré-temporada da Fórmula 1, no Circuito da Catalunha, em Montmeló, Espanha. O alemão Sebastian Vettel começou a primeira manhã na frente com a Ferrari, sendo o único a andar na casa de 1min22.

Felipe Massa deu 37 voltas pela manhã com sua Williams e foi o quarto mais rápido da sessão, atrás de Vettel, Valtteri Bottas (Mercedes) e do mexicano Sergio Perez, da Force India. Este foi o primeiro de oito dias de testes, que serão divididos em suas baterias de quatro dias entre esta semana e a próxima.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo