Esporte

Bicampeã, ciclista que motivou campanha contra doença anuncia aposentadoria

EFE/CHRISTOPHE KARABA
Joanna Rowsell Shand (à direita) supera problemas de autoestima e se torna inspiração Imagem: EFE/CHRISTOPHE KARABA

Do UOL, em São Paulo

14/03/2017 11h32

Medalhista de ouro em Londres-12 e Rio-16, a ciclista Joanna Rowsell Shand encerrou sua carreira aos 28 anos. Joanna foi cinco vezes campeã do mundo, além de quatro títulos europeus. Rowsell Shand afirma que se dedicará à carreira de treinadora.

“Eu tive uma carreira fabulosa e a decisão de parar foi a coisa mais difícil que eu já fiz. Mas agora é momento de pensar nas próximas fases da minha vida e novos desafios”, disse. “Eu acredito que tenho mais a oferecer ao mundo”.
 
Rowsell foi diagnostica em 1998 com alopecia, doença que provoca queda dos pelos do corpo, quando tinha apenas 10 anos. Com 11, já tinha perdido sobrancelhas, cílios e quase todo o cabelo. A indignação foi a primeira reação, como era de se esperar, e a menina perguntava aos pais por que aquilo acontecia com ela, enquanto sonhava com o inexistente tratamento. Depois veio a vergonha de sair de casa.

Foi somente com 15 anos de idade que o ciclismo entrou na vida de Roswell e seu foco mudou. Olheiros visitaram sua escola e a encorajaram a praticar o esporte. 

Joanna não é uma inspiração apenas por seus feitos esportivos. Jo, como é conhecida, ficou careca por causa de uma alopécia e encoraja mulheres a quebrarem padrões impostos pela sociedade. "É importante imprimir sua individualidade", diz. 

Jo perdeu os cabelos e nem por isso se sente pior. Faz questão de frisar que beleza não é importante para ser feliz. Por isso, destaca a importância de cada uma imprimir sua própria personalidade.

“Eu acho que é importante ter uma imagem positiva e ser confiante de quem você é e não ter medo de fazer o que você quiser da sua vida. E eu acho que a mídia influencia muito mostrando imagens nos jornais e nas revistas, modelos de cabelos escovados, mulheres irreais. E é importante imprimir sua individualidade. Você não pode deixar de sair e conquistar as coisas porque está ‘atrás’ em relação ao visual”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo