Topo

Com pedido de casamento, Isaquias leva prêmio do COB. Rafaela também vence

Isaquias Queiroz quebrou o protocolo na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico - MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Isaquias Queiroz quebrou o protocolo na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico Imagem: MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/03/2017 21h23

Na noite de coroação aos maiores nomes do esporte brasileiro em 2016, o Prêmio Brasil Olímpico, a judoca Rafaela Silva e o canoísta Isaquias Queiroz foram as estrelas. Eles foram escolhidos como os principais atletas do ano, graças aos excelentes desempenhos nos Jogos Olímpicos do Rio.

Isaquias, aliás, quebrou o protocolo ao pedir a namorada Laina Guimarães em casamento logo após receber a premiação. Ele deixou o troféu no chão do palco, desceu até a plateia, ficou de joelhos e fez o pedido, que foi aceito, para aplausos gerais.

"Esperava que ele me pedisse em casamento na Bahia. Falei pra ele que estou grávida e não posso ter essas emoções", brincou Laina. "Comprei o anel escondido dela em Minas. Espero que ela não tenha desmaiado", completou Isaquias.

Rafaela e Isaquias foram eleitos por um júri formado por atletas, ex-atletas e dirigentes. A cerimônia anual do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi realizada nesta quarta-feira (29) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e também premiou os melhores em cada modalidade.

Isaquias, que conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze na canoagem da Rio-2016, levou o prêmio pela segunda vez – já havia sido escolhido em 2015. "Estou muito emocionado. Estou mais feliz neste ano que em 2015, pelas três medalhas nos Jogos Olímpicos. Não foi fácil", disse um emocionado Isaquias no palco, ao receber a premiação.

Já Rafaela, medalhista de ouro em casa, ganhou pela primeira vez a honraria. Ela também faturou o prêmio "Atleta da Torcida", definido por votação na internet. "Estou muito feliz com esse prêmio, é muito especial para mim. Gostaria que esse prêmio e essa medalha inspirassem mais meninas a praticar esporte. Acreditem no sonho de vocês", disse a judoca, em vídeo gravado para o evento.

A canoagem também foi contemplada com o troféu de melhor técnico em esportes individuais. Responsável pela ascensão de Queiroz, Jesús Morlán foi o eleito. O treinador espanhol, que luta contra um tumor no cérebro e não pôde comparecer ao evento, foi ovacionado pela plateia.

Nos esportes coletivos, quem ganhou foi Rogério Micale, treinador do futebol masculino no inédito ouro olímpico – e demitido da CBF após campanha ruim no Sul-Americano Sub-20 deste ano. "Obrigado ao povo carioca que nos abraçou de uma forma incrível e a todos os atletas", disse ele.

Já o técnico Bernardinho, que deixou a seleção masculina de vôlei em 2017 após 16 anos no comando, ganhou o prêmio Adhemar Ferreira da Silva. A homenagem é concedida a ex-atletas com destaque olímpico em suas carreiras.

Confira os vencedores dos prêmios de cada modalidade:

Atletismo: Thiago Braz
Natação: Etiene Medeiros
Saltos ornamentais: Hugo Parisi
Nado sincronizado: Luisa Borges e Duda Micucci
Desportos na neve: Jaqueline Mourão
Taekwondo: Maicon Siqueira
Boxe: Robson Conceição
Ciclismo BMX: Priscilla Carnaval
Ciclismo de pista: Gideoni Monteiro
Rúgbi: Beatriz Futuro
Triatlo: Manoel Messias
Remo: Fernanda Ferreira e Vanessa Cozzi
Canoagem slalom: Pedro Henrique da Silva
Canoagem velocidade: Isaquias Queiroz
Hipismo saltos: Pedro Veniss
Tiro esportivo: Felipe Wu
Tiro com arco: Anne Marcelle dos Santos
Ginástica artística: Diego Hypolito
Ginástica rítmica: Natália Gaudio
Ginástica de trampolim: Rafael Andrade
Vôlei: Serginho
Vôlei de praia: Alison e Bruno Schmidt
Futebol: Neymar
Vela: Kahena Kunze e Martine Grael
Levantamento de peso: Fernando Reis
Judô: Rafaela Silva
Luta olímpica: Aline Silva
Ciclismo de estrada: Flavia Paparella
Hóquei sobre grama: Stéphane Smith
Hipismo adestramento: João Victor
Hipismo CCE: Carlos Parro
Tênis de mesa: Hugo Calderano
Handebol: Maik
Polo aquático: Felipe Perrone