Topo

Letícia Datena diz que recusou posar na Playboy por restrição dentro da Fox

Letícia Datena no evento de lançamento de sua Playboy - Luiza Oliveira/UOL
Letícia Datena no evento de lançamento de sua Playboy Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Luiza Oliveira*

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 04h00

Letícia Datena é a capa da Playboy deste mês. A modelo e jornalista aceitou posar para a revista depois de receber diversos convites. Segundo ela, um dos empecilhos que adiaram seu ensaio foi o acordo com o canal Fox Sports, na época em que ela era apresentadora, que impedia que ela fizesse um ensaio nu.

Letícia ficou cerca de dois anos e meio no Fox Sports e participou da cobertura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Ela diz que chegou a ser convidada pela Playboy nesse período, mas por uma espécie de código de conduta dentro da empresa não era possível um acordo.

"Já na época da nova Playboy me chamaram e disse ‘não’. Era impossível, até porque a empresa não quer esse tipo de imagem, eu respeito. Eles têm uma imagem mais séria e tal, dá para ver até pelo look dos apresentadores e eu assinei com a empresa e aceitei todas as condições deles", disse ela, em entrevista ao UOL Esporte.

A jornalista afirmou que não cogitou conversar sobre o assunto com a diretoria porque sabia que a resposta seria negativa. Ela ressaltou ainda que sempre atendeu as orientações da empresa que é uma das maiores do mundo.

“Não, não conversei porque eu já sabia a resposta: ‘não’. Eu sou assim: visto a camisa de onde eu estou trabalhando, eu não crio problema para ninguém, eu sou uma pessoa profissional, eu faço de tudo, faço coisas que não têm a ver com a minha função. E assim... eu respeito que cada um tenha o seu estilo. Imagina... é uma empresa gigante, que tem no mundo inteiro, eles sabem trabalhar. Mais que ninguém eles sabem qual estilo que funciona para eles. Quem sou eu para pedir uma exceção. Então não, não considerei".

Letícia já recebeu diversos convites da Playboy, o primeiro deles foi quando ela tinha apenas 18 anos e, na época, nem pensou na possibilidade de aceitar. O convite que a balançou foi quando ela era repórter do Domingão do Faustão, mas achou que ainda não era o momento certo. Hoje, aos 30 anos, ela não viu motivos para recusar.

"Falei: 'me dá um tempo para eu pensar'. Aí coloquei na balança. Falei: 'Peraí. O que me impediria hoje de fazer a Playboy sendo que a revista está muito bonita, a linha editorial mudou, eu estou amando os ensaios. A Vivi Orth, que é uma modelo, eu trabalho desde sempre com ela, fez. Ficou linda. Eu estava gostando muito dos ensaios", contou.

"A revista estava linda, um estilo que combinava comigo, eu não estava em nenhum trabalho que me impediria, porque várias vezes eu estive. Estou com 30 anos, numa fase bonita, é bacana". 

Hoje, Letícia se mudou para o Chile para morar com o namorado. Lá, ela tem feito trabalhos como modelo e celebra o fato de o mercado no país sul-americano estar mais aquecido que no Brasil. Ela ainda tem planos de abrir um negócio em breve e aguarda convites para voltar à televisão.

"Já tive vontade de trabalhar com entretenimento, estava no jornalismo esportivo que eu amo de paixão, mas mesmo trabalhando com jornalismo esportivo, sempre me colocavam para fazer entretenimento junto com jornalismo...bastidores, brincadeira. Falei: ‘cara, isso é o que combina comigo, o que eu gosto de fazer. Sou uma pessoa brincalhona , extrovertida, tenho meu estilo próprio e não muito estilo de um veículo".

Hoje, ela não acha que o ensaio nu fecha portas. "Tem veículos de mídia e tem até marcas que não querem se vincular com a imagem do nu, eu acho que a maioria não se vincula com isso, mas querem uma pessoa que esteja na mídia, que seja mais conhecida, porque isso ajuda na audiência. Eu fiz uma escolha. Como eu falei, eu gosto muito de trabalhar com entretenimento, nesse ramo que eu amo trabalhar não me fecha nenhuma porta. No jornalismo esportivo, eu adoraria convites porque eu amo trabalhar com o jornalismo esportivo também. Eu amo futebol, sou seguidora assídua, vou em jogo, estádio, grito sozinha na minha casa, falo palavrão torcendo porque eu gosto. Então não sei...cada um tem que ver o estilo e a linha editorial, se é compatível ou se não é”.

Fox Sports nega restrição a ensaios fotográficos

Em contato com o UOL Esporte, o Fox Sports informou que o contrato de Letícia com o canal "não mencionava nenhuma cláusula de restrição de participação em ensaios fotográficos" e que isso sempre foi uma decisão de caráter pessoal. A emissora informou ainda que a jornalista nunca falou com a direção do canal sobre qualquer convite recebido por uma publicação masculina.

*Colaborou Leandro Carneiro