Topo

Astro da NFL se suicidou por enforcamento, diz autópsia; cérebro será doado

AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Jared Wickerham
Imagem: AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Jared Wickerham

Do UOL, em São Paulo

21/04/2017 09h10

As autoridades de Massachusetts anunciaram na noite da última quinta-feira (20) que as investigações confirmaram que Aaron Hernandez, ex-astro da NFL, se suicidou em sua cela. De acordo com o comunicado divulgado, o motivo da morte foi “asfixia por enforcamento”.

No relato das autoridades, o ex-jogador colocou um papelão na porta para impedir a entrada na cela. Hernandez foi encontrado em sua cela pendurado por um lençol, que havia sido fixado à janela. No local foram encontrados três bilhetes escritos pelo ex-atleta.

O jogador ficou trancado em sua cela desde as 20h de terça-feira (horário local) e foi encontrado por um guarda depois das 3h de quarta-feira.

Após a confirmação do motivo da morte, a família de Hernandez doou o cérebro do jogador à Universidade de Boston. O órgão será usado para o estudo das concussões esportivas, encontradas em atletas que tiveram repetitivos traumas na cabeça.

O motivo da morte de Hernandez chegou a causar polêmica depois que seu advogado refutou a hipótese de suicídio. Em uma nota oficial na última quarta-feira, o advogado do jogador, Jose Baez, dizia acreditar que a cena da morte havia sido montada por prisioneiros.

“Não houve conversas ou correspondências de Aaron com sua família ou com seus advogados que indicariam qualquer intenção disso [de se matar]”.

O ex-jogador foi condenado a prisão perpétua em 15 de abril de 2015, por causa do assassinato de Odin Lloyd, em junho de 2013. A vítima era jogador semi-profissional de futebol americano e estava namorando a irmã da noiva de Hernandez. Ele foi morto pela ex-estrela em local próximo à mansão de Hernandez.

Hernandez era tido como um dos atletas mais promissores da NFL em sua posição. O tight end defendeu o New England Patriots entre 2010 e 2012, chegando a ter um contrato de US$ 40 milhões (R$ 123 milhões).

Hernandez atuou ao lado de Tom Brady e conseguiu 1.956 jardas e 18 touchdowns em sua rápida carreira na NFL. Ele disputou e perdeu o Super Bowl, a grande final do campeonato de futebol americano, em 2011.