Topo

Agência antidoping russa é autorizada a voltar aos trabalhos sob supervisão

Yelena Isinbayeva não ocupa mais cargo administrativo em agência russa - Maxim Shemetov/Reuters
Yelena Isinbayeva não ocupa mais cargo administrativo em agência russa Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/06/2017 14h18

De acordo com reportagem da emissora britânica "BBC" a Rusada, agência antidoping da Rússia, poderá retornar às atividades sob supervisão. A entidade foi suspensa em 2015 depois de ser acusada de cobrir casos de uso de substâncias ilegais.

Segundo a Wada, a Agência Mundial Antidoping, a Rusada poderá operar sob a supervisão da Ukad, agência responsável pelo controle de substâncias do Reino Unido.

"É um importante passo para reconstruir o antidoping na Rússia. Nós encorajamos fortemente a Rússia a continuar seus esforços no interesse de atletas limpos mundialmente", afirmou Sir Craig Reedie, presidente da Wada.

A suspensão veio após a Rusada fazer parte do esquema que beneficiou mais de mil russos entre 2011 e 2015. Aos menos 30 esportes estavam envolvidos, assim como medalhistas olímpicos em 2012, nos Jogos de Londres.

Entre as exigências da Wada que a Rusada aceitou para poder voltar às atividades, estão o acesso ao passaporte biológico dos atletas, a implantação de uma política de conflito de interesses e garantias de que testes poderão ser ministrados em instalações militares usadas por atletas do país.

Crítica da punição imposta pela Rusada, Yelena Isinbayeva deixou o cargo administrativo que tinha na agência antidoping russa em outra exigência da Wada. Ela, no entanto, ainda faz parte da entidade.