Topo

Rogério Sampaio assume cargo de Luiz Lima no Ministério de Esporte

Luiz Lima e Rogério Sampaio no hasteamento da bandeira do Brasil no Rio de Janeiro - Roberto Castro/ME/Brasil2016
Luiz Lima e Rogério Sampaio no hasteamento da bandeira do Brasil no Rio de Janeiro Imagem: Roberto Castro/ME/Brasil2016

Do UOL, em São Paulo

30/06/2017 13h31

Nesta sexta-feira (30), o Ministério do Esporte divulgou comunicado informando que Rogério Sampaio vai assumir a Secretaria Nacional de Alto Rendimento. Ele ocupa o lugar de Luiz Lima, que pediu demissão um dia antes alegando problemas pessoais.

De acordo com Juca Kfouri, blogueiro do UOL Esporte, Lima pediu demissão por se sentir engessado ao ter de conciliar suas ideias com as práticas do ministério. Entre outras medidas, propôs a redução em 25% dos 40% destinados pela Lei Piva ao COB e a democratização da estrutura esportiva, com a participação dos atletas nas federações e confederações.

"Fui até onde me senti confortável", disse.

Ministro da pasta, Leonardo Picciani elogiou a dedicação de Lima pelo período em que o ex-atleta ocupou o cargo.

Campeão olímpico como judoca, Sampaio chefia a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e continuará interinamente no cargo, no comando das duas secretarias.

Veja a carta entregue por Lima ao Ministério:

Brasília, 29 de junho de 2017.
Querido Ministro Leonardo Picciani,
Por motivos pessoais, por meio desta carta apresento meu pedido de demissão, me desligando do cargo de secretário nacional de esporte de alto rendimento , que ocupo neste ministério desde 05 de julho de 2016.
Ministro Leonardo Picciani, obrigado pela confiança e pelo prestígio que sempre esteve presente durante o período que trabalhamos juntos.
Que Deus ilumine toda a equipe do Ministério do Esporte, que Deus lhe proteja no prosseguimento de sua trajetória política. Estou confiante que o Ministério do Esporte buscará meios para desenvolver sempre a melhor política esportiva para o nosso país.
Como atleta olímpico e professor de educação física, encerro a função de secretário nacional de esporte de alto rendimento com a certeza de ter feito o melhor, escolhido os caminhos corretos com a minha verdade e com os ensinamentos que tive ao decorrer da minha vida. Meu principal objetivo foi promover ações esportivas compatíveis com o momento que estamos vivendo, priorizando sempre o correto uso do dinheiro público.
Forte abraço do amigo, Luiz Lima.

Veja o comunicado do Ministério do Esporte:

O campeão olímpico Rogério Sampaio vai assumir a Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Sampaio substitui o ex-atleta olímpico Luiz Lima, que pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (29.06), alegando motivos pessoais.

Na carta endereçada ao ministro Leonardo Picciani, Lima agradeceu a confiança e o prestígio nele depositados e desejou bom trabalho a toda a equipe do Ministério. O ministro, por sua vez, elogiou o empenho de Lima pelo período em que esteve à frente do cargo, dialogando com atletas e entidades esportivas, dedicado em promover o desenvolvimento do esporte no Brasil.

Rogério Sampaio, que chefia a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), continuará interinamente no cargo, comandando as duas secretarias.

Ascom - Ministério do Esporte