Esporte

Ele tem síndrome de Down e jogará seu 2º Mundial de rúgbi

Divulgação
Aritz Gurruchaga em ação durante jogo de rúgbi voltado para inclusão Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/07/2017 04h00

Antes um adolescente tímido e com dificuldade para se relacionar com outras pessoas, Aritz se transformou com o rúgbi. Além de mostrar constante avanço com a bola, trocando passes com os companheiros, ele agora se diverte e se emociona com sua equipe de rúgbi, esporte que pratica há cinco anos.

“Meu filho odeia chuva, mas em Bradfort (em 2015, no primeiro Mundial de inclusão) ele ficou três horas seguidas debaixo de chuva sem se importar com o tempo. Chorei muitas noites de alegria no meu quarto por ver a felicidade do meu filho jogando rúgbi”, contou o pai José Manuel ao “El Confidencial”.

“No último jogo, ele conseguiu até fazer um try depois de muita insistência do seu treinador. Foi incrível”, continuou o pai.

José Manuel, inclusive, foi tão contagiado pelo rúgbi que ele também entrou para o time, assim como uma irmã de Aritz. Afinal, nessa modalidade inclusiva de rúgbi, a equipe é formada por quem tem diferentes restrições físicas ou mentais, jogadores veteranos, monitores e familiares.

A prática já é comum em diversos países, como Inglaterra, França, Espanha, Itália, Irlanda, Argentina e País de Gales. Em agosto deste ano, acontece a segunda edição do Mundial IMART (Torneio Internacional de Rúgbi de Habilidades Mistas), desta vez na Espanha.

Além de reunir equipes de diferentes países durante cinco dias de competição, o torneio também conta com a presença de pesquisadores e cientistas que apostam no esporte como meio de inclusão. Representantes de grandes universidades europeias estarão na Espanha para a próxima edição.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo