Esporte

Ana Marcela Cunha conquista tri mundial nos 25 km da maratona aquática

Laszlo Balogh/Reuters
Ana Marcela Cunha com a medalha de ouro dos 25km da maratona aquática Imagem: Laszlo Balogh/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/07/2017 09h12

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou nesta sexta-feira o tricampeonato mundial da prova dos 25 km da maratona aquática. Com uma arrancada espetacular no último quilômetro, ela ultrapassou a holandesa Sharon van Rouwendaal (prata) e a italiana Arianna Bridi (bronze) para completar o percurso em 5h21min58s e conquistar sua terceira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos disputado em Budapeste, na Hungria.

Nesta semana, a brasileira já havia conquistado o bronze nas provas de 5 km e 10 km. Em sua especialidade, nos 25 km, ela sempre se manteve entre as primeiras e garantiu a medalha de ouro no momento decisivo.

Ana Marcela Cunha disputa os Mundiais de Esportes Aquáticos desde 2007, quando tinha 15 anos, e já conquistou nove medalhas em Mundiais. Além das três na Hungria, em Xangai-2011 ela ganhou ouro nos 25km, em Barcelona-2013 a prata nos 10km e o bronze nos 5km, enquanto em Kazan foi ouro nos 25km, prata por equipes e bronze nos 10km. No total, são três ouros, duas pratas e quatro bronzes.

A participação de Ana Marcela no Mundial tem um gosto de “volta por cima”. A atleta da Unisanta, afinal, foi muito mal na prova do Rio-2016, há quase um ano. A brasileira não nadou perto das primeiras colocadas e completou num frustrante 10º lugar. Seu então técnico, Márcio Latuf, culpou o insucesso ao tentar alimentá-la em uma das boias, o que a deixou sem nutrição.

No fim do ano, Ana Marcela operaria o baço e ficaria um período afastada dos treinamentos. Em maio, ela trocou de treinador, deixando de lado Latut, que é o treinador-chefe da Unisanta, para voltar a trabalhar com Fernando Possenti, exatamente o mesmo treinador do seu auge, em 2014/2015.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo