Topo

Conheça a enfermeira de 61 anos que fez história em ultramaratona de 217 km

Pam ficou em terceiro lugar após enfrentar calor superior a 50ºC - Reprodução/Facebook
Pam ficou em terceiro lugar após enfrentar calor superior a 50ºC Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 04h00

Pamela Chapman é daquelas pessoas cujos feitos deixam muita gente incrédula. Aos 61 anos, ela adora ultramaratonas, e as mais difíceis. Mas ela não se contenta em estar na prova: essa enfermeira anestesista terminou duas vezes uma das ultras mais difíceis do mundo, bateu o recorde de sua faixa etária em ambas e neste ano ainda ficou no terceiro lugar geral feminino.

A prova em questão é a tradicional Badwater 135, na Califórnia. A ultramaratona de 217 km se denomina “a mais exigente e extrema corrida do planeta”. Sua largada acontece no Vale da Morte, mais precisamente em Badwater, o ponto mais baixo da América do Norte (85 metros abaixo do nível do mar). A chegada é no Monte Whitney, a 2.530 metros de altitude.

São 4.450 metros acumulados de subida e 1.859 metros de descida, sob uma temperatura que supera os 50ºC. A prova aceita até cem inscritos, mas neste ano “apenas” 96 pessoas largaram.

Pamela Chapman, conhecida como UltraPam, terminou a prova de 2016 em 41h02min, baixando o recorde de sua categoria (acima de 60 anos), que era de 44h. Neste ano, ela se superou: com 35h48min, não só diminuiu muito sua marca como terminou em terceiro lugar no geral entre as mulheres. A vencedora, Sandra Villines, levou 34h34min.

“Você se sente simplesmente incrível e orgulhosa de si mesma por conquistar algo que é muito difícil de ser conquistado”, resumiu Pam ao terminar a Badwater deste ano.

Ela é fã de esporte desde os 19 anos, quando foi diagnosticada com câncer e ouviu de médicos que teria poucos meses de vida. Desde que superou a doença, fez do esporte e da nutrição um estilo de vida.

Embora sempre tenha corrido, Pam não participava de provas, mesmo as mais curtas. Sua estreia só aconteceu aos 55 anos. A distância escolhida para começar? 160 km em uma ultramaratona no Texas.

A enfermeira sofreu com desidratação, hipotermia e até com uma fratura na tíbia, mas terminou a prova após 28h45min. E não parou mais.

“Meu grande objetivo é mostrar para as mulheres da minha idade que todas somos extremamente fortes e que, se tivermos fé e acreditarmos, então podemos fazer qualquer coisa”, ensina Pamela Chapman, a famosa UltraPam.