Topo

Após conflitos raciais, times de Tampa doam dinheiro para retirar monumento

Monumento em homenagem a soldados da antiga Confederação em Tampa, na Flórida - Chris Urso/Tampa Bay Times via AP
Monumento em homenagem a soldados da antiga Confederação em Tampa, na Flórida Imagem: Chris Urso/Tampa Bay Times via AP

Do UOL, em São Paulo

18/08/2017 17h14

Os times esportivos da cidade norte-americana de Tampa, na Flórida, se uniram para financiar a retirada de um monumento em homenagem a soldados da antiga Confederação, movimento separatista com raízes escravocratas que se rebelou em 1861 e deu início à Guerra Civil Americana.

A iniciativa do Tampa Bay Rays (beisebol), Tampa Bay Lightning (hóquei) e Tampa Bay Buccaneers (futebol americano) acontece em meio à polêmica das manifestações de grupos supremacistas brancos no último sábado (12) em Charlottesville, na Virgínia, que resultaram em confrontos com grupos antirracismo e na morte de uma mulher, que foi atropelada por um neonazista.

As três equipes emitiram um comunicado oficial dizendo que o monumento, que representa dois soldados da Confederação em torno de um obelisco, "não reflete os valores da nossa comunidade". O texto também diz que "agora, mais do que nunca, precisamos nos unir e nos comprometer com a diversidade e a inclusão, enquanto todos tentamos nos recuperar da tragédia em Charlottesville".

O monumento, que fica em frente a um tribunal na cidade, já teve sua remoção aprovada pelas autoridades locais no mês passado e deve ser realocado para um cemitério no subúrbio de Brandon. Ele foi construído em 1911, financiado por uma associação ligada à antiga Confederação.

A doação dos três times é parte de uma campanha de arrecadação de fundos que busca levantar US$ 140 mil para ajudar na remoção.

As manifestações de extrema-direita em Charlottesville também remetem a uma decisão do poder público local de remover um monumento ligado à Confederação. Trata-se de uma estátua do general Robert E. Lee, um dos líderes das forças do sul na Guerra Civil Americana, que durou de 1861 a 1865.