Topo

COB criará comissão para desenvolver novo estatuto; Atletas participarão

Tiago Camilo será o representante dos atletas na elaboração do novo estatuto do COB - Jonne Roriz/Exemplus/COB
Tiago Camilo será o representante dos atletas na elaboração do novo estatuto do COB Imagem: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Demétrio Vecchioli e Léo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/10/2017 17h59

Uma assembleia extraordinária realizada na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta quarta-feira (11) confirmou a renúncia de Carlos Arthur Nuzman e a criação de um novo estatuto da entidade. A reunião também serviu para definir Paulo Wanderley como novo presidente.

Estiveram presentes na reunião 27 presidentes de confederações brasileiras, além de representantes das entidades de futebol, lutas e rúgbi.

Presidente da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), Miguel Cagnoni classificou a reunião como “bastante satisfatória” e afirmou que os atletas terão participação direta na elaboração do novo estatuto do COB.

A expectativa é que o novo estatuto seja votado em até 40 dias. Participarão da elaboração do documento três presidentes de confederações (ciclismo, vela e judô) e o judoca Tiago Camilo, presidente da Comissão de Atletas do COB.

As mudanças na entidade máxima do esporte olímpico brasileiro acontecem após a prisão de Carlos Arthur Nuzman. O ex-presidente do COB é suspeito de participar de um esquema de compra de votos na eleição do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.