Topo

Jornal: Justiça dos EUA intima entidades como Fifa e COI em investigação

COI, presidido por Thomas Bach (foto), foi uma das entidades convocadas - Pascal Le Segretain/Getty
COI, presidido por Thomas Bach (foto), foi uma das entidades convocadas Imagem: Pascal Le Segretain/Getty

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 19h56

Promotores dos Estados Unidos buscam informações sobre as maiores organizações esportivas do mundo e lobistas que trabalham para levar torneios a países específicos. Para tal, intimaram para comparecer perante um júri as pessoas investigadas e os representantes legais dos órgãos citados previamente, em tribunal que irá julgar suspeitas de extorsão, lavagem de dinheiro e fraudes.

De acordo com dados obtidos pelo jornal “The New York Times” e divulgados nesta quarta-feira (31), entidades como a Fifa, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc) estão na mira da Justiça americana.

Segundo uma intimação obtida pelo jornal, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está de olho em irregularidades relacionadas a dois mundiais de atletismo. A intimação foi entregue em janeiro e solicitou documentos, relatos e extratos financeiros desde 2013.

Os indivíduos convocados pela Justiça deverão esclarecer informações pessoais e apresentar históricos bancários corporativos em uma corte no Brooklyn, em Nova York.

O principal alvo da intimação é a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), que escolheu Doha (Qatar) e Eugene (cidade do Estado de Oregon, nos EUA) como sedes dos mundiais de 2019 e 2021.

Os responsáveis pela investigação são os mesmos que passaram anos investigando a Fifa e foram os encarregados das acusações que resultaram em prisão e condenação de diversos dirigentes do futebol internacional, dentre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. O mesmo grupo investigou durante anos os esquemas de doping no esporte russo.