Topo

Esporte

Ex-ídolo do rugbi diz que esporte causou danos irreversíveis ao seu cérebro

Do UOL Esporte, em São Paulo

10/02/2018 17h47

O ex-jogador de rúgbi Ian Roberts afirmou que sofreu danos irreversíveis no seu cérebro devido aos choques e concussões que teve na cabeça durante a carreira no esporte. Ele disse que descobriu o problema de saúde recentemente e ficou muito surpreso.

“Joguei quase 250 partidas na liga de rúgbi e sofri pancadas mais de uma dúzia de vezes. Eu não era de sair sem nenhum arranhão. Mas dano cerebral irreversível a longo prazo? Isso me pegou bem lá no fundo”, disse em um artigo publicado no jornal britânico “The Guardian” na última sexta-feira (9).

Roberts, que atualmente trabalha como ator, foi diagnosticado com "encefalopatia traumática crônica". Ele declarou que começou a perceber a doença, quando encontrou dificuldades, há seis anos, para memorizar alguns roteiros.

Segundo o ex-atleta, outros jogadores de rúgbi sofrem do mesmo problema de saúde, mas não querem se expor publicamente.

Ele disse que resolveu falar de sua doença para chamar a atenção das autoridades competentes sobre as lesões causadas pelo esporte. Roberts ficou conhecido por ter sido o primeiro jogador do esporte a assumir publicamente que era homossexual, em 1994.

“O que os clubes estão fazendo? O que a Associação de Jogadores da Liga de Rúgbi está fazendo? “A saúde e a segurança são primordiais. É dever de cuidado. Trata-se da qualidade da vida das pessoas”, questionou.

“E precisamos agora trazer os danos ao cérebro para discussão. Temos que falar sobre isso. Não podemos ignorar. E os jogadores, como todos nós temos responsabilidade pela nossa saúde”, concluiu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte