Topo

Esporte

Encerramento da Olimpíada tem Coreias unidas, filha de Trump e "besuntado"

LUCY NICHOLSON/REUTERS
Ivanka Trump aplaude durante cerimônia de encerramento; ao fundo, Kim Yong Chol, da Coreia do Norte Imagem: LUCY NICHOLSON/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

25/02/2018 11h07

Os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang terminaram oficialmente na manhã deste domingo (horário de Brasília), com a cerimônia de encerramento. Em meio a show de fogos e de artistas pop locais, mais uma vez a harmonia entre atletas e até de autoridades das Coreias do Norte e do Sul reservou momentos marcantes.

Confira abaixo os melhores momentos da festa de encerramento:

Coreias lado a lado

DAMIR SAGOLJ/REUTERS
Imagem: DAMIR SAGOLJ/REUTERS


Os Jogos de Pyeongchang-2018, batizados como "os Jogos da Paz", foram o cenário de uma aproximação espetacular entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, que oficialmente estão em guerra desde 1953.

A exemplo da cerimônia de abertura, a delegação de atletas dos dois países entraram lado a lado no Estádio Olímpico, portando as bandeiras da Coreia do Sul, Coreia do Norte e da Península Coreana.

Já na área reservada às autoridades durante a cerimônia de encerramento, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, apertou a mão do general norte-coreano Kim Yong Chol, considerado um "criminoso de guerra" pela oposição sul-coreana.

Filha de Trump marca presença

Uma fileira à frente, Ivanka Trump, filha mais velha e conselheira do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

Em meio à crise diplomática entre os dois países, a chefe da delegação americana não teve nenhum encontro com pares da Coreia do Norte durante sua passagem por PyeongChang.

De acordo com fontes oficiais do governo dos Estados Unidos, a ideia de enviar Ivanka foi ter um efeito “mais simpático” que o causado pelo vice-presidente do país, Mike Pence, na festa de abertura. A filha de Trump se disse fã de esportes de inverno e marcou presença em algumas competições.

“Novos horizontes”

JOHN SIBLEY/REUTERS
Imagem: JOHN SIBLEY/REUTERS

No discurso que encerrou oficialmente o evento, Thomas Bach, chamou a edição organizada em PyeongChang de "Jogos de novos horizontes".

"A tecnologia digital permitiu a um maior número de países assistir os esportes de inverno de múltiplos modos (...). Como consequência, posso afirmar sinceramente: os Jogos Olímpicos de PyeongChang-2018 são os Jogos de novos horizontes", disse o dirigente antes de declarar "encerrados" os Jogos, como é tradição.

Isadora de porta-bandeira

A delegação brasileira também esteve presente na festa de encerramento. Isadora Williams, que fez história ao se tornar a primeira sul-americana a disputar a final da patinação artística individual, carregou a bandeira do país. Ela terminou com o 24º lugar.

“Besuntado de Tonga”

KAI PFAFFENBACH/REUTERS
Imagem: KAI PFAFFENBACH/REUTERS


Depois de chamar a atenção na abertura, Pita Taufatofua, muito mais conhecido como “Besuntado de Tonga”, voltou a ser atração, desfilando a seu estilo mesmo diante de um frio de quase 7 graus negativos.

Quando o assunto é esporte, ele representou o seu país no esqui cross-country 15 km em PyeongChang, ficando com a 114ª posição entre 119 atletas.

Fogos e shows

PAWEL KOPCZYNSKI/REUTERS
Imagem: PAWEL KOPCZYNSKI/REUTERS


Também como de costume em encerramentos olímpicos, um show de fogos encantou o público presente. Artistas pop locais como Yang Tae-hwan, CL e Exo também levantaram as arquibancadas em suas apresentações.

Pequim 2022

WANG ZHAO/AFP
Imagem: WANG ZHAO/AFP

Com mais de 2.900 atletas, 102 títulos olímpicos foram disputados em 16 dias de competição em PyeongChang.

O prefeito da cidade, Sim Jae Kook, entregou a bandeira olímpica para Jining Chen, prefeito de Pequim, que será sede da próxima edição dos Jogos de Inverno.

“Pandas patinadores” foram representados durante a festa para também homenagear a capital chinesa.

Com informações da agência AFP

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte