Topo

Bilionário dono de times da NFL e NBA morre aos 90 anos

Do UOL, em São Paulo

15/03/2018 18h51

O bilionário Tom Benson, dono do New Orleans Saints e do New Orleans Pelicans, morreu nesta quinta-feira (15) aos 90 anos. A informação foi dada por meio de um comunicado emitido pelas franquias da NFL e NBA. Ele estava internado em um hospital na cidade de Baton Rouge, no Estado de Louisiana.

Nativo da região, ele iniciou a carreira como um empresário do ramo automobilístico, como proprietário de concessionárias de carros na Grande New Orleans e na região de San Antonio, no Texas. Com sucesso no negócio, ele comprou pequenos bancos da região Sul dos Estados Unidos e formou a empresa Benson Financial, a qual ele vendeu em 1996.

Uma década antes, Benson havia se tornado proprietário do New Orleans Saints. Ele comprou a franquia da NFL em 1985, evitando que a equipe fosse transferida de New Orleans para Jacksonville, na Flórida.

Sob sua administração, a equipe viveu o período de maior sucesso. Foram 11 aparições nos playoffs, seis títulos de divisão, um de conferência e um Super Bowl, o único da história do time, em 2009. Em meio a isso, o estádio dos Saints foi usado como casa temporária a milhares de moradores da região de New Orleans em 2006, quando o furacão Katrina arrasou a cidade e arredores.

A relação de Benson com o New Orleans Pelicans era mais recente, pois o empresário assumiu o comando da franquia em abril de 2012, comprando-a da NBA por US$ 338 milhões. Na ocasião, o time ainda era chamado New Orleans Hornets, mas Benson anunciou que mudaria o nome para algo que tivesse mais a ver com a cidade.