Topo

COB firma compromisso contra abuso sexual e faz cartilha para confederações

Documento faz parte de iniciativas de autoridades esportivas para combate a abuso e assédio - Francisco Medeiros/ Ministério do Esporte
Documento faz parte de iniciativas de autoridades esportivas para combate a abuso e assédio Imagem: Francisco Medeiros/ Ministério do Esporte

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 16h58

O Comitê Olímpico do Brasil anunciou nesta terça-feira (15) a assinatura de um termo de compromisso contra o abuso e o assédio sexual e moral no esporte. A informação vem a público poucas semanas após a divulgação de investigações contra Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira masculino de ginástica, acusa de assediar ginastas ao longo dos anos em que trabalhou no Mesc, clube de São Bernardo do Campo (SP).

O documento foi assinado por Paulo Wanderley, presidente do COB, e por outras autoridades do esporte – além dos presidentes das confederações brasileiras olímpicas, o Ministro do Esporte, Leandro Cruz, também é signatário do acordo.

“As ações propostas têm por objetivo a preservação da dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais, tais como a liberdade, a intimidade, a vida privada, a honra, a igualdade de tratamento e o direito a um bom ambiente de trabalho, e de prática esportiva, sadio e seguro”, afirmou Paulo Wanderley. “Assim como o COB assumiu o compromisso público de desenvolver ações efetivas para prevenção do abuso e assédio sexual no ambiente esportivo, solicito que as confederações também se engajem como forma de adesão para um trabalho em conjunto com o COB”, completou o dirigente.

A assinatura do termo de compromisso faz parte do Programa de Integridade do COB e aconteceu às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. O Ministério do Esporte aproveitou o evento desta terça-feira e apresentou a Cartilha de Governança em Entidades Esportivas, lançada em abril.

“Ao mesmo tempo que o Ministério do Esporte apoia e dá suporte às entidades de administração do esporte brasileiro construírem a sua governança, a sua transparência e sólidos preceitos contra o assédio moral e contra o assédio sexual, a gente constrói uma via de mão dupla no ministério, se abrindo cada vez mais ao diálogo, ao debate, à construção coletiva com essas entidades, à transparência e a uma forma de gestão cada vez mais democrática”, declarou o ministro Leandro Cruz, que conversou com representantes de confederações também sobre a Lei de Incentivo ao Esporte e o Bolsa Atleta.

“Tanto os grandes eventos que aconteceram no Brasil quanto toda essa transformação na área de transparência representam um marco e uma transformação no sistema esportivo brasileiro junto ao movimento olímpico”, completou.

Também nesta terça-feira, o COB apresentou uma cartilha com informações e orientações para a prevenção do assédio sexual e moral no ambiente esportivo. A entidade também criou um Canal de Ouvidoria e Ética, que começa a operar no próximo dia 22 para receber denúncias, reclamações e sugestões de esportes, treinadores e dirigentes.