Topo

Ciclista é alvo de tentativa de agressão de torcedor na Volta da França

Do UOL, em São Paulo

20/07/2018 17h02

O ciclista britânico Chris Froome lidou com uma tentativa de agressão durante a 12ª etapa da Volta da França da última quinta-feira, na subida do Alpe d'Huez. O integrante do Time Sky também teria recebido uma cusparada de outro fã, alguns quilômetros adiante.

Mesmo com os incidentes, Froome terminou a etapa em 4º lugar, com o companheiro de equipe Geraint Thomas como vencedor.

Christian Prudhomme, diretor da Volta da França, classificou o incidente como "imoral". O britânico Froome tem enfrentado rejeição dos torcedores em razão de envolvimento num recente escândalo de doping, no qual acabou inocentado ao fim das investigações.

"Nós precisamos restaurar a calma e o respeito aos ciclistas. É uma súbita irritante no Alpe d'Huez. Os ciclistas da Volta devem obviamente ser respeitados pela maioria do público", manifestou o diretor da competição.

Torcedor tenta agredir ciclista britânico em epata da Volta da França - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A presença policial foi reforçada na montanha, com mais barreiras instaladas na subida do que o habitual. Em um dos pontos mais concorridos, os torcedores ficaram atrás de cordas de isolamento.

No entanto, Froome, vencedor de quatro edições da Volta da França, disse achar que mais poderia ter sido feito pelo aparato de segurança.

"Quando você tem fãs tocando nos pilotos, que estão fazendo de tudo para tentar subir a escalada, essa não é uma situação que alguém queira ver. Isso não é aceitável. Eu fui empurrado algumas vezes, mas felizmente eu fiquei na minha bicicleta e não fui derrubado”, comentou.