Topo

De Homem-Aranha a heróis da NHL, Stan Lee colocou esportes nos quadrinhos

Stan Lee criou heróis para times da NHL  - Divulgação
Stan Lee criou heróis para times da NHL Imagem: Divulgação

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

13/11/2018 04h00

Stan Lee, co-criador da Marvel, morreu na última segunda-feira aos 95 anos e deixou um legado para o mundo dos quadrinhos. Criador de personagens como Homem-Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro e os X-Men, ele também trouxe os esportes para o universo de super-heróis e até desenhou personagens para os times da NHL (liga norte-americana de hóquei no gelo).

Lee fechou uma parceria com a NHL em 2010 para a criação do Projeto Guardião (“The Guardian Project”, em inglês) e criou 30 personagens, um para cada equipe da liga. Os heróis tinham características únicas, poderes especiais e foram apresentados ao público durante o Jogo das Estrelas da NHL de 2011.

O quadrinista deu vida a nomes como The Shark (“O Tubarão”, em inglês), do San Jose Sharks, “um gênio tecnológico que controla um exército de tubarões que o ajudam na batalha”, e o “The Canadien” (“O Canadense”, em inglês), do Montréal Canadiens, “o lendário protetor de Quebec. Controla a absorção de energia”.

Lee também já apareceu em um comercial da NBA (liga norte-americana de basquete) em 2017. A Marvel divulgou um vídeo em parceria com a liga para promover a estreia do filme "Homem-Aranha: De volta ao Lar" durante as finais da NBA. No comercial, o herói, interpretado por Tom Holland, precisa buscar aperitivos para o ex-jogador Tim Duncan e reclama que perderá o começo do jogo.

Depois, ele flagra bandidos furtando uma televisão enquanto a partida já havia começado, imobiliza os ladrões e volta a se queixar por não estar assistindo ao duelo. Lee aparece no final e diz: “eu acho que conheço aquele cara”. As pequenas participações viraram marca registrada do quadrinista nos filmes da Marvel.

BrooklyKnight - Divulgação - Divulgação
BrooklyKnight foi criado em parceria entre Nets e Marvel
Imagem: Divulgação

Surfista Prateado, NFL SuperPro e boxeador

Stan Lee e a Marvel também criaram uma série de “heróis esportistas” ao longo dos anos. O mais famoso deles é o Surfista Prateado, criação de Lee inspirado na cultura dos surfistas e que viaja em uma prancha cósmica. O personagem ficou famoso ao aparecer em Quarteto Fantástico.

A editora também já trabalhou em conjunto com o Brooklyn Nets, da NBA, para dar vida à mascote da equipe, o Brookly Knight. Ela foi lançada em 2012, mas não caiu nas graças do torcedor, causou medo nas crianças e foi aposentado dois anos depois.

NFL SuperPro - Divulgação - Divulgação
Marvel criou NFL SuperPro
Imagem: Divulgação

A Marvel ainda deu vida ao NFL Super Pro, em parceria com a NFL (liga de futebol americano dos EUA). Ele é um ex-jogador que se aposentou após salvar uma criança e que ganhou poderes depois de um acidente com produtos químicos. O NFL Super Pro teve uma série de quadrinhos exclusivos no começo da década de 1990.

A editora também criou outros personagens inspirados em ex-atletas, como Triatlo, um ex-medalhista olímpico que ganha poderes após ser banido do atletismo por testar positivo para esteroides. Outro caso é o do pugilista Roberto Velasquez, que fica conhecido como Bantam e se torna uma máquina de lutar ao ser submetido a um experimento.