Topo

Após mudar de cidade, Lais diz buscar independência financeira

Laís Souza, ex-atleta olímpica, e Fernando Fernandes, atleta de paracanoagem - Reprodução/TV Globo
Laís Souza, ex-atleta olímpica, e Fernando Fernandes, atleta de paracanoagem Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

18/11/2018 23h19

Lais Souza e Fernando Fernandes tiveram conversa emocionante neste domingo (18) no quadro "Você por aqui?", no programa Fantástico, da TV Globo. A ex-atleta olímpica tocou em assuntos delicados e afirmou estar buscando opções para alcançar a independência financeira.

"Quero ter mais conhecimento, quero que minha vida seja o mínimo normal, que tenha meu próprio dinheiro. As coisas são caras, para ter um cuidador é muito dinheiro, para ter uma cadeira em que eu possa me movimentar sozinha é muito dinheiro. Hoje faço as minhas palestras, tenho alguns eventos, mas fico pensando 'e quando eu estiver lá na frente?'. Por que hoje se eu cair, se tiver qualquer doença, não tem ninguém para me segurar", afirmou Lais, que deixou São Paulo e se mudou para Espírito Santo para ficar mais próxima ao litoral.

Em um acidente de esqui aéreo, quando treinava para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, Lais sofreu uma queda e ficou tetraplégica, perdendo os movimentos dos braços e das pernas. A ex-atleta contou que sempre achou que fosse voltar ao esporte, mas agora procura outro objetivo.

"Não tenho um objetivo fixo hoje. Primeiro, achei que fosse voltar direto ao esporte. Mas não é bem isso que eu quero. Depois, pensei 'vou estudar, vou focar'. Entendeu? Acho que ainda tenho muito a aprender com você (Fernando), com milhões de cadeirantes, e quero continuar trabalhando muito a minha cabeça para que eu, em muitos momentos, não enlouqueça", disse Lais.

Laís Souza e Fernando Fernandes - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

A relação com o esporte também foi um dos principais assuntos da conversa entre Lais e Fernando. Os dois relembraram os momentos delicados após seus acidentes, e Fernando, modelo e campeão de paracanoagem, contou que se 'redescobriu' em um novo esporte: o kitesurf.

"Uma coisa que eu sinto muita falta é de correr. Na terra, eu não tenho essa funcionalidade. Quando chega na água, estou de igual. De um tempo para cá, surgiu em minha vida o kitesurf. Eu virei super-herói, virei o Super-Homem. Eu jogo o negócio no vento e voo", contou Fernando, que não tem os movimentos da cintura para baixo - ficou paraplégico após acidente de carro.

Em outro momento do bate-papo, Lais e Fernando compartilharam que em diversos momentos se sentem como "bebês", por conta de suas limitações físicas. No fim, os dois abriram o coração e comentaram sobre suas vidas amorosas.

"A vida amorosa foi uma redescoberta para mim. O medo que tinha de não voltar a andar era o mesmo medo em relação a essa parte sexual", disse Fernando. "Eu venho descobrindo muitas coisas. Estou conhecendo uma pessoa, tem um ano e seis meses que estou com ela. Um amor, um carinho muito especial. Os prazeres são diferentes do que era antes. É gostoso estar amando, se sentir feliz com alguém", compartilhou Lais.