Topo

Esporte

Ídolo da luta livre morre no mesmo dia do 60º aniversário

Divulgação/WWE
Thomas Billington, "The Dynamite Boy", junto com sua mascote, a bulldog inglesa Matilda Imagem: Divulgação/WWE

Do UOL, em São Paulo

05/12/2018 21h36

O lendário lutador de wrestling Thomas Billington, mais conhecido na luta livre como "The Dynamite Kid" ("O Garoto Dinamite", em tradução livre), morreu nesta quarta-feira (5), mesmo dia em que completava 60 anos. A causa da morte do inglês ainda não foi revelada, embora ele já apresentasse uma saúde frágil em suas últimas aparições públicas. 

Em nota, a World Wrestling Entertainment (WWE), principal organização da modalidade dos Estados Unidos, lamentou a morte do lutador. "Estendemos nossas condolências à família, aos amigos e aos fãs de Billington", completou. Membro do Hall da Fama da WWE, "The Dynamite Kid" ficou conhecido pelo seu estilo "tecnicamente brilhante e desordenadamente agressivo", como descrito pela própria organização. 

Nascido em Golborne, Lancashire, na região noroeste da Inglaterra, Billington buscou entrar no mundo esportivo e do entretenimento para evitar o trabalho nas minas de carvão. 

Depois de fazer turnê pela Inglaterra, Billington se apresentou no Japão, antes de se unir à WWF (hoje WWE), nos Estados Unidos, em 1984. Na organização norte-americana, ele ganhou notoriedade ao formar a dupla "The British Bulldogs" ao lado do primo, Davey Boy Smith. Os dois ainda se apresentavam com a bulldog inglesa Matilda como mascote. 

Em uma apresentação no Madison Square Garden, em 1986, Billington chegou a quebrar o pescoço e teve sua carreira dada como encerrada. No entanto, ele retornou aos ringues e deixou a entidade quatro anos depois. Na sequência, "The Dynamite Kid" retornou ao Japão, onde ficou até 1991. A última luta da carreira foi em 1996. No ano seguinte, Thomas perdeu sua perna esquerda e, em 2013, sofreu um acidente vascular cerebral. 

No ano passado, foi publicado um vídeo com o objetivo de arrecadar fundos para pagar o tratamento médico de Billington. Na gravação, ele aparece muito debilitado, com dificuldades para se comunicar. 

Davey Boy Smith Jr., filho do primo de Billington, anunciou a morte em sua conta no Twitter. "Eu fiquei realmente feliz e alegre de ver Dynamite uma última vez em junho, na Inglaterra. Dynamite era certamente uma inspiração para mim e muitos outros e realmente revolucionou [o esporte]", escreveu Jr. Davey Boy Smith morreu subitamente em maio de 2002, de um problema no coração, enquanto passava férias na Columbia Britânica, no Canadá. 

Mais Esporte