Topo

"BBB19": Tri mundial de jiu-jitsu, Fábio é fã de Bruce Lee e sonha com UFC

Fábio é tricampeão mundial de jiu-jitsu - arquivo pessoal/André Alano e reprodução/Instagram
Fábio é tricampeão mundial de jiu-jitsu Imagem: arquivo pessoal/André Alano e reprodução/Instagram

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

10/01/2019 04h00

Participante do BBB 19, Fábio "Kamikase" Alano é tricampeão mundial de jiu-jitsu, tri mundial de hapkido e um bartender que praticamente "nunca bebeu uma gota de álcool na vida". Seu ídolo de infância e principal influenciador é Bruce Lee, mas não se engane. O gaúcho de 27 anos é um lutador bastante emotivo e excelente dançarino.

A meta é conquistar o prêmio de R$ 1,5 milhão do Big Brother Brasil, mas há uma meta traçada que não mudará em qualquer circunstância. "Ele quer ir para o UFC. Já tem muitos contatos nos Estados Unidos e tem vontade", disse o pai, André, ao UOL Esporte.

A paixão pelas artes marciais surgiu a partir do que Fábio via na televisão quando criança. Aos cinco anos de idade, ele se encantou pelos filmes de Bruce Lee e pelo desenho animado Street Fighter, que, segundo a família, tinha "garotos que viajavam o mundo para lutar".

treino fábio andré - arquivo pessoal/André Alano - arquivo pessoal/André Alano
O treino entre Fábio Alano e o pai, André, evoluiu bastante ao longo dos anos
Imagem: arquivo pessoal/André Alano

"Com cinco anos de idade, ele disse que ia viajar o mundo para lutar como eles faziam. Eu falei: 'se esforça que você consegue', e ele levou a sério! Não achei que fosse levar a sério, até porque era um menino de cinco anos", divertiu-se André.

Antes de chegar ao jiu-jitsu, Fábio alcançou a sonhada faixa preta no hapkido e chegou a jogar basquete. "Ele ficava indignado porque não crescia mais, cresceu pouco para o basquete", explicou o pai, que garante que o apoiaria em qualquer aventura. Essa promessa inclui rolar com o filho no tatame do jiu-jitsu, como fez no ano passado.

família - arquivo pessoal/André Alano - arquivo pessoal/André Alano
Fábio posa para foto com os pais
Imagem: arquivo pessoal/André Alano

"Foi fantástico. O jiu-jitsu se torna uma família, a gente acaba sendo amigo de todo mundo, e um ajuda o outro. A gente acompanha, aprende as regras e respeita muito o esporte. A disciplina, o quanto tem de se doar... Realmente tem de se respeitar", completou.

 O pai conta que ao viajar para a disputa do reality show, Fábio teve de deixar para trás uma casa que não se parece com a do BBB. Há cinco anos, ele mora na academia em que treina. "As pessoas acham que o atleta é vagabundo, que não faz nada. Pelo contrário. A dedicação é muito grande, é séria, e na maioria das vezes não se tem patrocínio", afirmou. 

Um lutador emotivo

academia alliance - arquivo pessoal/Mario reis - arquivo pessoal/Mario reis
Esta academia em Porto Alegre, é a casa de Fábio
Imagem: arquivo pessoal/Mario reis

A "Alliance" (foto), em Porto Alegre, é a casa de Fábio em tempo integral. É nesta academia de Mario Reis que ele treina, se dedica, dorme e sonha com o futuro. O treinador descreve o integrante do BBB 19 como emotivo, doce e um legítimo sonhador.

"O Fábio é extremamente emotivo, é um cara que visualiza muito o futuro. Ele sempre gostou de se visualizar campeão mundial antes de ser campeão mundial. Em tudo o que faz na vida, ele gosta de trabalhar muito essa parte da imaginação. É um cara que também tem muita fraternidade e alegria contagiante", afirmou Mario Reis, em entrevista ao UOL Esporte.

A descrição foi confirmada pelo pai. "Ele é muito emotivo, isso vem do DNA da família. Nós somos emotivos. Ele sente muito intensamente, se preocupa demais com o próximo e é muito coração. Nos campeonatos, ele se preocupa com o adversário, com a pessoa que está do outro lado. Ele é lutador, mas é apaziguador", disse o homem que criou Fábio.

O bartender que quase nunca bebeu, mas sabe festejar

bartender - arquivo pessoal/Jeferson Reimann - arquivo pessoal/Jeferson Reimann
Fábio participou de um treinamento de bartender com o Mestre Derivan (foto) em 2012
Imagem: arquivo pessoal/Jeferson Reimann

"Fábio não bebe", garantiu o pai. "Não vou dizer que nunca bebeu na vida, mas ele tomou dois ou três goles e ficou mal. Era um drink fraquinho, até misturado com água. Além da questão de gosto pessoal, ele é muito rígido com isso por ser atleta. Se eu tomar uma cervejinha em casa com a minha mulher, ele já fica olhando torto para nós", contou.

O treinador Mario Reis fala disso com orgulho: "O cara é bartender sem tomar uma gota de álcool. Trabalhou como bartender por muitos anos, sempre ralou muito. O Fábio vem de origem muito humilde. A mãe dele trabalha em hospital, o pai também é da correria".

Nem mesmo os trabalhos e intensos cursos como bartender fizeram com que ele adquirisse este hábito. Ex-chefe do lutador e dono da empresa "Kamikase Bartender's" (nome que inspirou o apelido de Fábio "Kamikase" no jiu-jitsu), Jeferson Reimann deixou claro ao UOL Esporte que o rapaz sempre foi dedicado à função que começou a exercer em 2011.

"Um rapaz esforçado, simpaticíssimo, muito amigo e muito animado. Não tem nada que eu possa falar que o desabone. Ele trabalhava em casamentos e festas de 15 anos. Nenhum bartender pode beber nos eventos, é totalmente contra os princípios do bom atendimento. O Fábio nunca bebeu na vida dele, nem dentro, nem fora do trabalho", disse Jeferson.

Como preparar drinks sem conhecer seus sabores? "Existem receitas que foram testadas exaustivamente por anos. É só seguir a receita à risca. Sem contar que ministramos treinamentos periódicos para que estejam sempre bem preparados. Sou bartender há 27 anos e não bebo drinks; por que o Fábio teria de beber obrigatoriamente?", questionou.

O fato de não consumir bebidas alcoólicas não significa que Fábio será desanimado nas festas do Big Brother. Ele já dançou com a cantora Shakira e é um dançarino empolgado (confira o vídeo abaixo). "Gosta muito de dançar. Ele com certeza vai bagunçar mais do que os que bebem", avisou Jeferson, que tem motivo para crer nisso.

"Uma vez, uma organizadora de eventos famosa me ligou após a festa para agradecer pelo serviço. No fim da conversa, ela frisou: 'na próxima festa, não manda mais o KUNG (segundo Jeferson, este é outro apelido de Fábio) porque ele é animado até demais'. Chegou a assustar alguns convidados com suas acrobacias", contou o bartender, aos risos.

Falando em acrobacias, o pai de Fábio disse que o filho prometeu entrar na casa do BBB "plantando bananeira" como no vídeo abaixo. Na terça-feira (15), estreia do BBB 19, veremos se cumprirá.