Topo

Em depoimento emocionado, Laís Souza conta como recuperou felicidade

Do UOL, em São Paulo

20/01/2019 13h36

Em um depoimento emocionado para o programa Esporte Espetacular, da "Rede Globo", a ex-ginasta Laís Souza relembrou detalhes do acidente de esqui que limitou seus movimentos, agradeceu a ajuda nos momentos de dificuldades e contou como é a sua luta diária para seguir o sonho de voltar a andar. Ela ainda lembrou o processo de aceitação do ocorrido, que completará cinco anos no próximo dia 28, e disse que parar de fazer questionamentos a ajudou. 

"Eu percebi nesses momentos que eu caí, perguntava a Deus por que eu não tinha movimentos, por que não me deixou um dedinho, por que, por que, por que... Começou a atrapalhar. Atrapalhou muitas vezes. Daí prometi que iria parar de me perguntar e ia começar a levar. Encontrar um caminho que fosse mais fácil para mim e para as pessoas que estão comigo", disse.

Laís Souza ainda precisa de assistência quase em tempo integral. Para isso, conta com ajuda não só dos familiares, mas de personalidades como Neymar. 

"Preciso de ajuda o tempo e essa é minha maior dificuldade. Sou aventureira e ficar parada e difícil, eu tenho ajuda de muita gente, tenho meu patrocinador, o próprio Neymar me ajuda muito, o Doda Miranda (cavaleiro) também. Essas coisas me fazem superar as dificuldades do dia", contou.

Depois de todo o esforço feito para aos poucos recuperar movimentos, Laís Souza sabe que não pode esmorecer. A ex-ginasta ficou tetraplégica em janeiro de 2014, quando treinava para disputar o esqui aéreo na Olimpíada de Inverno a ser disputada no mesmo ano, em Sochi (Rússia). Desde então, realiza tratamentos para recuperar os movimentos.

"Fiz muito exercício para tirar o respirador, traqueostomia e depois a voz voltou a aparecer. Hoje tenho que manter, continuar fazendo exercício porque se piorar, volto para a máquina", esclarece.

As dificuldades, porém, não a impedem de sonhar. "Acho que sou feliz, tento ser feliz todos os dias. Falo com minha mulher, com meus amigos que o momento de amar é agora", disse.

"O sonho que vem na minha mente é levantar, estar com meus filhos, cachorros, enfim. Família formada e eu com movimento normal. Acho que é isso", disse.