Topo

Pan 2019

Por que o Brasil não terá seleções de futebol no Pan-2019?

Brasil ficou em 5º no Sul-Americano sub-20 - CLAUDIO REYES / AFP
Brasil ficou em 5º no Sul-Americano sub-20 Imagem: CLAUDIO REYES / AFP

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

24/07/2019 04h00

Não adianta procurar. Você não vai achar a camisa verde e amarela para torcer nos gramados peruanos durante os Jogos Pan-Americanos disputados em Lima. Os motivos são distintos, mas as seleções brasileiras de futebol, tanto a masculina quanto a feminina, não se classificaram para o Pan. O cenário não acontecia desde 1999, ano da estreia da modalidade feminina nos jogos.

O cenário masculino é o mais espantoso. A seleção fez uma campanha ruim no Campeonato Sul-Americano sub-20 no começo de 2019, o que tirou o Brasil não só do Pan de Lima, mas também do Mundial da categoria. Desde 1999 a seleção masculina não ficava fora de um Pan. Na última edição, em Toronto, a equipe foi medalha de bronze.

A campanha no Sul-Americano sub-20 foi desastrosa para o Brasil. Jogando mal, a seleção terminou em quinto lugar. Os três primeiros colocados da competição garantiram vaga em Lima, além do Peru, país sede. No hexagonal final, a seleção ficou apenas à frente da Venezuela, com 5 pontos (1 vitória, 2 empates e 2 derrotas). A equipe venceu só o último jogo, contra a Argentina.

Os sul-americanos no torneio masculino de futebol em Lima são Peru, Argentina, Equador e Uruguai. Jamaica, Panamá, México e Honduras também disputarão o título. A competição, disputada por times sub-22 (com três inscrições sem limite de idade), começa dia 29 de julho para os homens.

seleção feminina - Divulgação/CBF - Divulgação/CBF
Seleção brasileira feminina na conquista da Copa América
Imagem: Divulgação/CBF

Mulheres ficaram fora por causa de título conquistado

Por outro lado, a seleção feminina brasileira jogou bem demais e por isso não estará em Lima. E não é exagero. A equipe foi campeã da Copa América no ano passado e não se credenciou para o Pan porque apenas as equipes que terminaram entre 3º e 5º ficaram com as vagas.

O Brasil, atual campeão dos Jogos Pan-Americanos, no entanto, carimbou sua vaga para a Olimpíada de Tóquio com a conquista da Copa América.

Assim como entre os homens, desde 1999 as mulheres não ficam de fora do Pan. A trajetória das brasileiras na competição é vitoriosa: três ouros e uma prata.

A competição, sem limite de idade, começa dia 28 de julho e terá Peru, Argentina, Colômbia e Paraguai entre os sul-americanos. Além de Jamaica, Panamá, Costa Rica e México.