Topo

Pan 2019

Astro de "Despacito", cantor da abertura do Pan sonhava em jogar na MLB

Neilson Barnard/Getty Images for DIFF
Imagem: Neilson Barnard/Getty Images for DIFF

Leandro Pinheiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2019 12h00

Quem acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Lima na noite de hoje (26) certamente reconhecerá a voz de Luis Fonsi, cantor que estourou mundialmente com o hit "Despacito". Ele será uma das atrações da festa no Estádio Nacional do Peru. Um grande marco na carreira do artista porto-riquenho. O que poucos sabem, no entanto, é que o sonho de criança de Fonsi não era brilhar nos palcos de um evento multiesportivo. Na infância, ele pensava em ser jogador de beisebol profissional.

O pequeno Luis Fonsi sonhava grande: o garoto de San Juan, capital e maior cidade de Porto Rico, queria jogar em um dos principais times da MLB (Major League Baseball).

"Sou um esportista frustrado", revelou Fonsi em 2014 ao canal americano mun2, que no ano seguinte foi rebatizado como NBC Universo.

"Não sei se sou bom o suficiente para jogar profissionalmente, mas no meu mundo de fantasia eu estaria jogando como segunda-base no New York Yankees agora. Eu amo todos os esportes, mas tenho uma queda em relação ao beisebol. Mas, no ensino médio, percebi que me daria melhor com a música e deixei (o esporte)", acrescentou.

Na última segunda-feira (22), Fonsi concedeu entrevista coletiva em Lima no primeiro evento oficial do Pan e falou um pouco sobre a sua relação antiga com o esporte.

"Para mim, o esporte e a música andam juntos. Quando pequeno, o beisebol me encantava. Hoje, pratico basquete. Procuro sempre praticar algum esporte", disse o cantor, que também subiu o tom durante a conversa com os jornalistas para pedir a renúncia de um chefe-político porto-riquenho.

Apesar de ter seguido com sucesso o caminho da música ao invés do beisebol, Fonsi não se afastou totalmente do mundo dos esportes. Nas redes sociais, o cantor compartilha diversos registros ao lado de atletas. Entre eles, Daniel Alves, lateral da seleção brasileira e que deixou o Paris Saint-Germain ao término da última temporada.

fonsi psg - false - false

Em uma ida Paris em fevereiro deste ano, inclusive, Fonsi visitou o Parque dos Príncipes e revelou ser próximo do brasileiro. Ele chegou a ser presenteado com a camisa de número 13, que era usada por Daniel Alves no clube francês. Cerca de um ano antes, o cantor se apresentou no Domingão do Faustão, da TV Globo, e foi surpreendido com um depoimento do jogador.

Apesar de ser um nome famoso na música mundial, a escolha por Fonsi foi criticada por parte da mídia peruana, que queria um cantor nacional como estrela do espetáculo, que deve reunir 40 mil espectadores. Os organizadores do Pan, porém, preferiam um nome de relevância em toda a América Latina. O evento contará com um time de astros da música peruana como coadjuvantes: Guillermo Bussinger, Sandra Muente, Shantall Young e Pelo D'Ambrosio.

De acordo com os organizadores, a cerimônia vai contar com 1.700 artistas, mostrando as paisagens do Peru e recriando a história dos Jogos Pan-Americanos. O evento está marcado para começar às 18h locais, 20h de Brasília. São esperados 6.700 atletas, de 41 países.