Topo

Pan 2019

Brasil vence revezamento misto do triatlo e leva mais um ouro na modalidade

Equipe brasileira do revezamento misto do triatlo ganhou medalha de ouro no Pan - CRIS BOURONCLE / AFP
Equipe brasileira do revezamento misto do triatlo ganhou medalha de ouro no Pan Imagem: CRIS BOURONCLE / AFP

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

29/07/2019 12h32

O Brasil ganhou mais um ouro no triatlo. Depois de fazer dobradinha de ouro e prata no feminino e ganhar a prata no masculino, nesta segunda-feira (29) o Brasil foi campeão do revezamento misto, prova que entrou este ano no programa dos Jogos Pan-Americanos e que estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem. O time contou com Vittoria Lopes, Luisa Baptista, Kaue Willy e Manoel Messias.

A prova foi cheia de variáveis. Luisa entregou em primeiro, mas Kaue, que teve o pior resultado individual entre os quatro atletas da equipe, chegou a cair para o oitavo lugar. Recuperou na corrida e entregou para Vittoria em segundo. Especialista na natação, ela passou à frente e manteve a primeira colocação até terminar sua parte, conseguindo abrir distância antes de entregar para Manoel Messias.

O cearense fez a parte dele. Com a corrida forte, abriu mais de 30 segundos e garantiu mais um ouro para o Brasil no triatlo. É a sexta medalha dourada do Brasil no Pan até aqui.

A prata foi conquistada pela equipe do Canadá, enquanto o México fechou o revezamento na terceira posição e garantiu a medalha de bronze.

Ouro também na prova individual feminina, Luísa Baptista ressaltou o trabalho em equipe, com os atletas tendo feito juntos a preparação em San Luís Potosí, no México, em altitude, além de destacar que as características individuais se completam.

"Apesar de o triatlo ser um esporte individual, esse grupo faz com que a gente se torne um pouquinho mais forte, acho que para os próximos Jogos a gente vai estar indo muito forte", afirmou após a prova Luísa. "O time é muito completo, a gente foi campeão pan-americano esse ano, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos e acho que tem de tudo pra estar em Tóquio e fazer bonito por lá".

Para Kaue Willy, o fato de os atletas já se conhecerem há muito tempo ajudou a fazer a diferença na prova desta segunda-feira, em Lima.

"Com o Messias eu compito desde os 8 anos de idade, a Vittoria eu conheci em Curitiba quando a gente era nadador. A Luisa eu conheço faz muito tempo também, não são só meus amigos, mas meus irmãos. Fico muito feliz de ganhar a medalha, a gente é a nova geração do triatlo, mas também não podemos esquecer das gerações passadas e sem eles a gente não poderia estar aqui", declarou o triatleta.