Topo

Pan 2019

Brasil conquista medalha de ouro na ginástica masculina no Pan

Equipe brasileira de ginástica artística celebra o ouro no Pan de Lima-2019 - REUTERS/Ivan Alvarado
Equipe brasileira de ginástica artística celebra o ouro no Pan de Lima-2019 Imagem: REUTERS/Ivan Alvarado

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

29/07/2019 00h45

Depois de cumprida a missão na primeira sessão com uma grande exibição, restou ao Brasil esperar e torcer para saber se conseguiria um lugar no pódio da ginástica artística masculina nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Pois o que havia sido uma excelente pontuação por equipe mais cedo valeu a medalha de ouro já no início da madrugada de hoje (29).

Os brasileiros sabiam bem quem deveriam "secar" na noite de disputas da modalidade: os Estados Unidos. O campeão olímico Arthur Zanetti foi um dos atletas que veio ao estádio Villa el Salvador de Lima para monitorar a competição e aguardar o resultado de pertinho. Estava na arquibancada acompanhado da mulher Jéssica.

Pois o maior rival brasileiro no Pan não conseguiu fazer frente a um desempenho histórico da equipe brasileira, os 250,450 pontos. Os Estados Unidos ficaram com a prata com a somatória de 249,400; o pódio foi completado pelo Canadá, com 246,725.

"A gente competiu muitio bem. Porém, a nossa nota no cavalo, pensando em equipe, não foi legal. Ficar na expectativa pelo próximo grupo não é legal. Quando eles passaram pelo cavalo, começamos a sentir um gostinho de prata, pois um deles tirou uma nota alta. Aí é uma sensação horrível. Mas mudou no final", disse Zanetti.

Zanetti vibra no Pan - LUIS ROBAYO / AFP - LUIS ROBAYO / AFP
Arthur Zanetti foi fundamental no triunfo brasileiro por equipes
Imagem: LUIS ROBAYO / AFP

Zanetti, aliás, teve uma atuação determinante na conquista do ouro. Ninguém fez seus 15,000 pontos nas argolas, justamente o aparelho que fechou a participação norte-americana.

Os norte-americanos foram melhores apenas no cavalo (41,000 x 38,750) e na apresentação do solo (41,300 x 40,850). De resto, deu Brasil nos saltos (43,350 x 43,150), barras paralelas (43,150 x 42,550), barras fixas (42,300 x 39,450) e argolas (42,050 x 40,400).

Brasil disputará 12 finais individuais masculino

Além da medalha, o Brasil ainda terá chance de disputar mais 12 finais na ginástica masculina. O país terá pelo menos um representante em cada um dos seis aparelhos, além da final individual geral, que terá Arthur Nory e Caio Souza.

O medalhista olímpico Arthur Nory será o atleta do país com o maior número de finais: três finais por aparelho e a individual geral.

Zanetti e Nory representarão o país no solo; Nas argolas, o campeão olímpico Arthur Zanetti e Caio Souza disputam mais medalha; No salto, Luis Porto fará a final; nas barras paralelas o Brasil terá Caio Souza e Arthur Nory; na barra fixa, Chico Barretto e Nory disputam a final; no cavalo, Chico Barretto disputa a medalha.