Topo

Pan 2019

Maicon repete bronze da Rio-2016 e abre dia de medalhas no taekwondo

Maicon Andrade perdeu na semifinal do taekwondo até 80kg no Pan para o americano Jonathan healy - Washington Alves/COB
Maicon Andrade perdeu na semifinal do taekwondo até 80kg no Pan para o americano Jonathan healy Imagem: Washington Alves/COB

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

29/07/2019 18h48Atualizada em 29/07/2019 21h41

Maicon Andrade foi o primeiro brasileiro a conhecer a cor da sua medalha nas competições de taekwondo dos Jogos Pan-Americanos desta segunda-feira (29) em Lima, no Peru. Ele ganhou o bronze na categoria acima de 80kg, a mais pesada do evento.

Medalhista de bronze na Rio-2016, quando surpreendeu ao subir ao pódio enquanto a seleção brasileira de futebol disputava a final olímpica, Maicon chegou à capital peruana como favorito. Venceu duas lutas, contra um rival de Aruba e outro de Cuba, mas caiu na semifinal para o norte-americano Jonathan Healy. Na decisão do bronze, não deu chances para o equatoriano Jesus Perea (15 a 4).

Minutos depois foi a vez de Raiany Fidelis garantir um segundo bronze para a contagem brasileira na capital peruana. Ela bateu a colombiana Carolina Fernández pela categoria acima de 67kg, por 7 a 0. No final, foram sete medalhas para o Time Brasil em Lima.

"É maravilhoso. A gente queria todas as oito medalhas, mas infelizmente não veio. Acredito que hoje foi muito bom, tivemos quatro medalhas. Foi maravilhoso. Eu gostaria de agradecer a meus treinadores, Cleiton e Reginaldo, a toda a equipe de São Caetano do Sul, à Marinha do Brasil e ao COB", disse Raiany ao UOL Esporte.

Ela, por sinal, namora Ícaro Miguel, medalha de prata no taekwondo masculino, e aproveitou para brincar com o fato de que eles ainda não moram juntos. "Depois das Olimpíadas, se ele me pedir em casamento, está enrolando um pouquinho. Pode ser um pedido lá nas Olimpíadas".