Topo

Pan 2019

Brasileiro ganha bronze, mas tiro deixa escapar duas vagas olímpicas

Roberto Schmits foi medalha de bronze na fossa olímpica do Pan de Lima - Washington Alves/COB
Roberto Schmits foi medalha de bronze na fossa olímpica do Pan de Lima Imagem: Washington Alves/COB

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

30/07/2019 17h27

O momento não é de sorte para o tiro olímpico brasileiro. Nesta terça-feira (30), Roberto Schmits até ganhou a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Lima na fossa olímpica, mas deixou escapar a vaga olímpica, que ficou com os dois primeiros colocados, ambos norte-americanos. Mais cedo, Leonardo Moreira, da carabina três posições, estava na zona de classificação olímpica quando passou a atirar mal. Acabou em sexto.

Schmits havia sido quarto na fase de classificação e entrou na final tendo quatro adversários por duas vagas olímpicas. Isso porque o mexicano Jorge Orozco e o peruano Alessandro Souza já tinham a vaga, conquistada no Campeonato das Américas do ano passado.

O brasileiro foi perfeito nas primeiras três séries de tiro, mas errou outros três em seguida, aparentemente desconcentrado. Perdeu a primeira colocação, mas continuou no páreo. Após 35 tiros, o mexicano, o peruano e um canadense já estavam eliminados. Ficaram Schmits e dois americanos: Burrows e Haldeman.

Eram mais cinco tiros e quem estivesse em terceiro ficaria com o bronze, mas sem a vaga. O brasileiro estava um ponto atrás e precisava que os adversários errassem. Isso até aconteceu, mas Schmits também errou, duas vezes, incluindo o último tiro. Brian Burrows não vacilou, acertou o dele, e eliminou o brasileiro.

"Eu não deixei escapar a vaga, eu ganhei a medalha de bronze. A vaga ,claro, que o cara fica meio...mas o que eu vou fazer? Não tem jeito, eu fiz o meu melhor, tu pode ter certeza disso, o Brasil pode saber, meus alunos podem saber, minha família pode saber, Deus pode saber que eu fiz o meu melhor, só que não dá", disse Schmits após a final desta terça-feira.

"Mesmo fazendo o melhor, às vezes falta um pouquinho de sorte, talvez concentração. Não sei, Sabe quando tu faz o movimento certo, está tudo certo e o tiro não entra? Tu erra sem saber o porquê", completou.

Mais cedo, na final da carabina três posições (atira-se ajoelhado, deitado e de pé), Leonardo Moreira deixou a vaga olímpica escapar pelos dedos. Ele estava em quarto lugar da final até a penúltima série de cinco tiros - são séries no total. Com o quarto lugar ele iria para a Olimpíada, porque os dois primeiros colocados, norte-americanos, já tinham vaga.

Mas aí Leonardo passou a atirar muito mal. Em cinco tiros, fez 44,2 pontos, de longe o pior resultado entre todos os competidores entre todos os blocos da prova. Caiu para último e foi eliminado quando o corte tirou os dois últimos. Major do Exército atualmente alocado na Comissão Desportiva do Exército (CDE), ele saiu do estande bastante abalado.

No domingo, Julio Almeida já havia perdido a vaga olímpica na pistola de ar 10 metros. O brasileiro liderou a final até os últimos tiros, quando caiu para o terceiro lugar. Ganhou a medalha de bronze, mas ficou sem um lugar em Tóquio.

O Pan é a penúltima e mais importante oportunidade para os brasileiros se classificarem para a Olimpíada. Desde que abriu a corrida olímpica, os atiradores do Brasil passaram longe das vagas distribuídas nas Copas do Mundo e não ganharam nenhuma prova do Campeonato das Américas. Depois de Lima, a última chance será nas etapas de encerramento da Copa do Mundo. A de carabina e pistola será no Rio.

Hoje o momento do tiro esportivo brasileiro é de resultados ruins depois da medalha de prata de Felipe Wu no Rio. O próprio Wu não conseguiu vaga na delegação que vem a Lima. Para a Rio-2016 o Brasil conseguiu classificar quatro atletas - os demais tiveram cota por país.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no último parágrafo desta notícia, Felipe Wu conquistou a medalha de prata na Olimpíada do Rio de Janeiro-2016, e não o ouro. O erro foi corrigido.