Topo

Pan 2019

Fernando Saraiva supera cirurgia e é tricampeão do Pan

Fernando Reis teve atuação praticamente impecável no levantamento de peso do Pan - Cris BOURONCLE / AFP
Fernando Reis teve atuação praticamente impecável no levantamento de peso do Pan Imagem: Cris BOURONCLE / AFP

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

30/07/2019 20h16

Antes de os Jogos Pan-Americanos começarem, Fernando Saraiva Reis avisava que estava só com alguma coisa entre 80% e 85% da sua forma física, pois ainda se recupera de uma cirurgia no joelho. Mesmo assim, disse que era sua obrigação ganhar a medalha de ouro. Nesta terça-feira (30), a previsão se confirmou. O brasileiro ficou abaixo do que fez em Toronto-2015, mas se consagrou pela terceira vez seguida como o homem mais forte das Américas.

Fernando, que tem 29 anos, compete no peso pesado, para atletas a partir de 109kg - até o ano passado o mínimo era 105kg. Naturalmente, são esses os atletas que levantam mais peso, seja no arranco, em que o halter é levantado sobre os ombros em um movimento único, ou no arremesso, exercício em que o levantamento ocorre em três etapas.

Na noite desta terça (horário de Brasília), ele teve somente cinco rivais. Até este ano, as vagas nas competições de levantamento de peso são dos países, que as distribuem nas provas em que têm mais chances de bons resultados - o modelo muda para a Olimpíada de Tóquio. Nenhum dos adversários de Fernando no Pan, porém, tinha nível para superá-lo.

No arranco, o brasileiro acertou suas três tentativas: 180kg, 185kg e 190kg. O cubano Luis Manuel Lauret levantou 181kg, mas errou nos 185kg. No arremesso, Saraiva também sobrou. Levantou 220kg na segunda tentativa e forçou o cubano a tentar 230kg. Mas o caribenho mal tirou o halter do chão e já desistiu, dando o ouro ao brasileiro, que ainda levantou 230kg: terminou com 420kg no total dos movimentos.

Fernando é o atual recordista sul-americano, com os 440kg (200kg + 240kg) do Mundial de 2017. Naquela competição, ele foi sexto.

Caçula do Time Brasil no Pan de 2007, quando foi último colocado, Fernando agora é tricampeão dos Jogos Pan-Americanos. Mas o restante da equipe brasileira da modalidade não foi bem. Natasha Figueiredo (49kg) foi a quarta de sua categoria, a um quilo do bronze. Serafim Veli terminou em quinto e Marco Tulio Gregório em sétimo na categoria até 95kg, enquanto que Jaqueline Ferreira ficou só em sexto entre as atletas de até 87 quilos.

Em Toronto, o Brasil havia ganhado quatro medalhas. Além do ouro de Fernando, faturou prata com Mateus Machado (irmão de Marco Tulio, está suspenso por doping) e bronze com Bruna Piloto e Jaqueline Ferreira. Em Lima, voltou ao estágio de 2011, quando só foi ao pódio com Fernando.