Topo

Pan 2019

Idade não importa! Mais velho, Chico Barretto vive melhor fase na ginástica

Chico ganhou ouro por equipes, no cavalo e na barra fixa do Pan de Lima - Washington Alves/COB
Chico ganhou ouro por equipes, no cavalo e na barra fixa do Pan de Lima Imagem: Washington Alves/COB

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

01/08/2019 04h00

Chico Barretto é o ginasta mais velho da seleção brasileira. Os companheiros de seleção brincam com seus 30 anos de idade, mas o três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima sempre corrige: "Quase trinta!", afirma o atleta de 29.

Ser o mais velho não tirou de Chico Barretto o título de grande destaque da modalidade na competição. O brasileiro ajudou a ginástica a fazer história em seu melhor Pan e engordou um currículo que começou a ganhar mais medalhas individuais há um ano.

Chico foi finalista na Olimpíada do Rio-2016 na barra fixa, mas não subiu ao pódio. Antes de ter as três medalhas de ouro penduradas no pescoço no Pan, sendo duas individuais, ele havia subido ao pódio nas provas individuais do Sul-Americano de ginástica, em Cochabamba, em 2018, quando ganhou ouro no cavalo com alças e bronzes no individual geral e na barra fixa. Em termos de pódio, Chico vive sua melhor fase individual perto dos trinta.

"O Chico é uma inspiração para a gente. Se dedica, ele é experiente. Finalista olímpico, e é um exemplo para a gente. Experiente como ele aguentar fazer seis aparelhos! Ele está super bem, inteiro", elogiou Arthur Nory.

Chico fará 30 anos em outubro, mês do Mundial que valerá vaga olímpica para o Brasil. Diferente de Arthur Zanetti, que tem 29 anos e já se prepara para a hora de parar, ele não pensa em aposentadoria. "Em primeiro lugar, eu gosto muito da modalidade, e enquanto estiver com o corpo e mente respondendo, eu estarei aqui. Enquanto puder ajudar a equipe. Se depender do gosto do esporte, eu vou até os 40", brincou.

O veterano superou a nota de Nory ontem na barra fixa do Pan. Os dois dispensam a rivalidade. "Para mim, eu não sou mais que Nory, Caio (Souza), Luis (Porto). Eu sou o Chico Barretto e dei o meu máximo. Cada um inspira o outro no treinamento. Eu não sou mais que ninguém. Espero que tenha motivado o Nory e o Luis, que é o mais novo [tem 22 anos], a querer mais. Eu quero sempre que torçam para todo mundo", ressaltou