Topo

Pan 2019

Brasileira supera queda no fim e leva o 1º ouro do stand up paddle no Pan

Lena Guimarães conquista a medalha de ouro na corrida de stand up paddle do Pan - Marcello Zambrana / Lima 2019
Lena Guimarães conquista a medalha de ouro na corrida de stand up paddle do Pan Imagem: Marcello Zambrana / Lima 2019

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

02/08/2019 11h48

O Brasil conquistou logo cedo a sua primeira medalha de ouro desta sexta-feira nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Mas não sem uma dose de emoção (e também um pouco de sorte). Lena Guimarães superou uma queda no fim da corrida de stand up paddle feminino e assumiu a liderança quase nos últimos metros para garantir a primeira posição. Ela completou em 33m25s7.

A norte-americana Candice Appleby, que liderava com boa vantagem até perto da linha de chegada, também caiu perto do término da disputa e acabou ficando com a prata. A porto-riquenha Mariecarmen Rivera levou o bronze.

"Até eu abrir o olho na linha de chegada, eu não sabia nem em que posição eu tava. A Candice eu não vi, pra mim ela já tinha chegado, eu tava brigando ali pra conseguir a prata e aí eu já estava muito feliz. E quando eu estava correndo com muita dor na perna naquela subidinha que parecia uma montanha, eu olhei e vi a prancha da Candice, ela ainda estava perto da prancha, alguma coisa aconteceu que ela não chegou. A ousadia hoje funcionou", comemorou Lena.

Américo Pinheiro Jr., marido e técnico da atleta brasileira, também vibrou bastante com a conquista. Ele vê a medalha de ouro em Lima como um prêmio para todo o trabalho desempenhado pela esposa nos últimos anos.

"A sensação é da Lena não ter ganho uma medalha, a sensação é de a Lena ter sido premiada por todo o trabalho que ela teve, por tudo que abdicou, nossos filhos estão aqui vendo essa competição, a mãe dela, então vem todo mundo para cá. É difícil pra gente pra caramba, todo o esforço que a gente fez e ela foi coroada. A gente sempre pergunta assim, de que jeito você quer ser lembrado, aprendi isso com meu grande amigo Moreno, que é coach do COB, agora há pouco tempo e é assim que ela vai ser lembrada, como a primeira medalha de ouro da história", disse Américo.

Brasil fica com a prata no masculino

Vinnicius Martins ficou com a prata na corrida de stand up paddle no Pan - Ernesto BENAVIDES / AFP - Ernesto BENAVIDES / AFP
Imagem: Ernesto BENAVIDES / AFP
Após o ouro de Lena Guimarães, o brasileiro Vinnicius Martins conquistou a prata na prova masculina, ao terminar em 25min01s3. Ele chegou atrás do norte-americano Connor Baxter, que venceu em 24min18s7 para levar a medalha de bronze, enquanto o peruano Itzel Delgado foi o terceiro colocado, em 26min24s3.

"Eu estava a maior parte do tempo em segundo, o americano pegou uma onda e estava um pouco melhor posicionado, o Itzel me passou na remada e no finalzinho eu passei ele numa onda. Tudo pode acontecer nesse tipo de prova, principalmente aqui em Punta Rocas, que a onda é muito forte, o fator sorte acaba sendo bastante importante também", explicou o brasileiro.

A medalha de Vinnicius foi a segunda do Brasil na prova que é a primeira do surfe a conhecer seus medalhistas. Ainda estão em disputa o surfe com stand up paddle, o longboard e o surfe com prancha convencional, em que os brasileiros já estão eliminados.