Topo

Pan 2019

Brasileiro vence favorito e avança às semifinais do tênis masculino no Pan

João Menezes durante os Jogos Pan-Americanos de Lima - Alexandre Loureiro/COB
João Menezes durante os Jogos Pan-Americanos de Lima Imagem: Alexandre Loureiro/COB

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/08/2019 20h01

O brasileiro João Menezes conquistou nesta sexta-feira (2) uma das maiores vitórias de sua carreira. Pelas quartas de final do torneio de simples dos Jogos Pan-Americanos, ele derrubou o chileno Nicolás Jarry, cabeça-de-chave número um da competição. O brasileiro venceu por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/4), em 1h43min.

Jarry é o atual número 55 do ranking da ATP e era o principal nome do tênis masculino no Pan-2019. Na verdade, o chileno era o único tenista top 100 inscrito na chave, Nem mesmo o fato de o Pan dar vagas olímpicas para seus dois finalistas motivou outros atletas da elite a se inscrever no evento.

Curiosamente, essa foi a segunda vitória de Menezes sobre Jarry em Jogos Pan-Americanos. A primeira foi na edição de Toronto-2015, antes de o chileno progredir em sua carreira profissional. O triunfo aconteceu em três sets, pela segunda rodada (5/7, 6/3 e 6/4)

Também há algo de especial na história do tênis brasileiro contra chilenos pelo Pan. Em Santo Domingo-2003, Fernando Meligeni se despediu das quadras com a conquista do ouro sobre o ex-número um do mundo Marcelo Ríos. Depois, no Rio-2007, Flávio Saretta superou Adrian Garcia também na final.

O atleta brasileiro, apenas o 212 do mundo, agora enfrentará o veterano argentino Facundo Bagnis por uma vaga na decisão. Mineiro de Uberaba, aos 22 anos, ele vive o melhor momento de sua carreira. Antes de desembarcar em Lima, ele havia vencido oito de suas últimas dez partidas pelo circuito ATP, em nível Challenger, o segundo escalão da modalidade. Agora, já está na briga por medalhas no Pan.