Topo

Pan 2019

Natália Gaudio é bronze no individual geral da ginástica rítmica do Pan

Natália Gaudio ao fim da apresentação da fita no Pan Lima 2019 - Ricardo Bufolin/CBG
Natália Gaudio ao fim da apresentação da fita no Pan Lima 2019 Imagem: Ricardo Bufolin/CBG

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (PER)

03/08/2019 17h31

O Brasil conquistou a medalha de bronze no individual geral da ginástica rítmica nos Jogos Pan-Americanos na tarde de hoje (3) com Natália Gaudio como protagonista da conquista. Uma diferença de 0,050 ponto definiu a brasileira que ia ao pódio.

Isso porque o país tinha Bárbara Domingos competindo também e a nota final das brasileiras acabou sendo a mesma: 67,150. No critério de desempate, a somatória de pontos de execução, deu Natália. A medalhista teve somatória de 28,35 pontos e Barbara Domingos, com 28,30 pontos.

"Quero parabenizá-la [Barbara]. Quem dera se pudéssemos subir ao pódio juntas. Seria maravilhoso", afirmou a medalhista. "A gente tem de comemorar esse momento juntas, mesmo, por mostrar que estamos em alto nível. Isso é supernormal na ginástica rítmica, e vejo acontecer desde novinha. No meu primeiro Brasileiro, perdi [o ouro] por 0,25. São décimos que decidem. Às vezes um braço dobrado, uma ponta de pé que você deixa de fazer, pode custar."

Natália se recuperou da falha na apresentação de ontem nas bolas, quando um erro custou uma pontuação boa: 14,500. O ouro ficou com a americana Evita Griskenas, com 75,825. Camilla Feeley, também dos Estados Unidos, foi prata com a somatória de 70,725.

Uma tensão tomou conta do ginásio Villa el Salvador em Lima após a apresentação de Natália. A técnica de Natália, Monika Queiroz, entrou com pedido de revisão da nota da ginasta. O recurso, porém, foi rejeitado e a nota, mantida.

A última medalha conquistada pelo Brasil no individual geral da ginástica rítmica do Pan havia sido em 2011, com Angélica Kvieczynski.

Este foi o primeiro Pan de Bárbara Domingos, de 19 anos. "Eu estou muito feliz com a fita. Eu me senti mais contida nas maças porque era a primeira a apresentar. Hoje não poderia errar por causa do geral. Entrei contida, mas na fita pensei que independente de cair ou não, ia dar o meu melhor", disse Bárbara, 4ª colocada.