Topo

Pan 2019

Brasil perde e fica fora da final do handebol pela 1ª vez desde 1987

Brasileiro Haniel Langaro enfrenta marcação chilena em dura semifinal pelo handebol do Pan - Washington Alves/COB
Brasileiro Haniel Langaro enfrenta marcação chilena em dura semifinal pelo handebol do Pan Imagem: Washington Alves/COB

Do UOL, em São Paulo

04/08/2019 21h31

A seleção brasileira de handebol masculino foi surpreendida pelo Chile na noite de hoje (4), perdeu por 32 a 29 e está fora da final dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Isso é algo que não acontecia desde a primeira edição da modalidade no Pan, em Indianápolis-1987. Desde então, a equipe havia disputado sete decisões, com três títulos, incluindo o de Toronto-2015.

Havia uma vaga olímpica em jogo para a seleção nacional. Mas ela só seria conquistada em caso de título na capital peruana. O vice-campeão será direcionado a um Pré-Olímpico. Nem isso restou aos brasileiros, que vão disputar o bronze com o México, que foi esmagado pela Argentina, perdendo por 34 a 14.

O Chile chegou a este Pan como terceira força do continente, tendo ganhado o bronze nas últimas duas edições. Pela fase de grupos, o time bateu Cuba (38 a 28) e Estados Unidos (34 a 26). Contra a Argentina, foram derrotados por 31 a 29 em uma partida bastante equilibrada, indicando sinal de evolução nesta campanha.

"A gente falhou bastante diante do goleiro. Acho que o Chile fez o melhor jogo do campeonato até agora, vem jogando bem há um tempo. Mereceram a vitória", disse Thiagus Petrus ao "SporTV".

"Fica o aprendizado. Não se pode ganhar sempre, é o esporte. Acho que todo mundo vai voltar para seus clubes e continuar trabalhando", acrescentou o capitão brasileiro.

A derrota para os chilenos, de todo, surpreende ainda mais depois de a seleção brasileira ter conseguido neste ano sua melhor posição (em nono) em um Mundial, que foi disputado em janeiro com sede conjunta entre Alemanha e Dinamarca.