Topo

Pan 2019

Ilhas Virgens Britânicas ganham 1ª medalha da história pelo Pan, e de ouro

Do UOL, em São Paulo

06/08/2019 21h33

As Ilhas Virgens Britânicas conquistaram nesta terça-feira (6) a primeira medalha de sua história em Jogos Pan-Americanos. E ela é logo de ouro. Chantel Malone, vencedora do salto em distância em Lima-2019, com 6,68m, finca seu nome na história da ilha caribenha.

O salto histórico foi feito já na primeira de suas seis tentativas. A prata ficou com a norte-americana Keturah Orji, que ficou bem perto de sua marca, com apenas dois centímetros a menos. O bronze foi da jamaicana Tissanna Patric, 6,59m.

"Eu não pensei nesse peso (de poder ser a primeira medalhista). Vim para fazer o meu melhor. Mas sei o que representa para o meu país, é um grande feito. Sei a responsabilidade que tenho agora. Quero ser exemplo para mais jovens. Mostrar que é possível outras pessoas chegarem aqui e ganharem medalha", disse a atleta ao "SporTV".

Malone, de 27 anos, desenvolveu sua carreira no circuito universitário dos Estados Unidos. A distância atingida para ganhar o ouro na capital peruana se aproxima da melhor marca de sua carreira, de 6,69m

Com a conquista história, Ilhas Virgens Britânicas deixam Aruba como única delegação a nunca ter subido ao pódio em Jogos Pan-Americanos. Esse ouro também coloca o país na 17ª posição do quadro de medalhas de Lima-2019, à frente da Bolívia, que tem uma prata e um bronze.