Topo

Pan 2019

'Pimentinha' conquista ouro no judô e chora ao lembrar sonho da avó

Larissa Pimenta se emociona com a medalha de ouro no Pan de Lima - Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
Larissa Pimenta se emociona com a medalha de ouro no Pan de Lima Imagem: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Adriano Wilkson

Do UOL, em Lima (Peru)

08/08/2019 20h37

Larissa Pimenta não conseguia conter o choro depois de conquistar a medalha de ouro da categoria meio leve nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em uma luta tensa e que foi definida apenas no golden score - desempate. Quando mais nova, havia prometido à avó que apareceria na TV competindo e cumpriu após um longo processo de recuperação desde a perda da incentivadora há quatro anos.

Conhecida como 'Pimentinha' no meio do judô pela sua personalidade forte, precisou bastante dela para vencer a mexicana Luz Olvera, que recebeu a terceira punição da arbitragem no desempate da luta e definiu o ouro para a brasileira. Antes, já havia passado pela dominicana Diana de Jesus e a peruana Brillith Gamarra, que teve toda a pressão da torcida e a definição apenas no golden score.

Como contou ao UOL Esporte há três meses, Larissa chegou a abandonar o judô e precisou de acompanhamento para superar a depressão depois da morte da avó Maria do Carmo e sua ida ao Pan veio no momento em que ela aproveitou a oportunidade que se abriu com a aposentadoria de Erika Miranda e a suspensão de Jéssica Pereira por doping. Desde então, fez uma série de bons resultados, venceu o Campeonato Pan-Americano e antecipou o planejamento olímpico de Paris-2024 para ser forte concorrente na corrida pela vaga em Tóquio-2020.

"É o sonho da minha carreira. Era o sonho dela (avó), ela faleceu, mas eu guardei para mim. Era o sonho dela me ver um dia na televisão. Antes de entrar para lutar, eu mentalizei ela na arquibancada, torcendo por mim. Eu não estava satisfeita antes da final, mas quando entrei e imaginei isso, eu me senti mais feliz, com mais vontade. E acho que isso me ajudou bastante a lutar até o final", disse emocionada a judoca.

"Foi difícil (a perda da avó). Mas eu tentei levar para um lado bom. Pelo menos ela está descansando e eu estou aqui, fazendo o que ela gosta. O sonho dela eu estou realizando. Acho que isso me fez crescer, o fato de ela querer eu no lugar mais alto, na televisão, me motivo por isso", completou.

Renan Torres ganha ouro contra campeão de Toronto-2015

Renan Torres derruba equatoriano na final do Pan - Washington Alves/COB - Washington Alves/COB
Imagem: Washington Alves/COB

Outro jovem que conseguiu superar a pressão em seu primeiro Pan para conquistar o ouro foi Renan Torres, também 20 anos, que venceu a categoria ligeiro - até 60 kg, ao derrotar o então detentor do ouro, o equatoriano Lenin Preciado, na final.

No caminho até a final, Renan já havia derrotado o americano Adonis Diaz e o cubano Roberto Almenares, que terminaram como medalhistas de bronze na categoria.

Um dos judocas mais novos da delegação brasileira, Renan apontou o fator psicológico como primordial para conseguir o ouro quando qualquer pontuação para o adversário significaria a perda da luta e do ouro.

"Eu sempre fui bem tranquilo psicologicamente e sabia que hoje seria um detalhe importante por ser meus primeiros Jogos, uma competição diferente, então tentei me concentrar bastante e focar em uma luta de cada vez, estou saindo bem feliz hoje daqui", declarou após a vitória.

"Sou um dos mais novos e hoje estou abrindo a competição ainda, então é uma pressão diferente, só que eu soube lidar bem com isso. Eu vim treinando bastante, estava bem focado, fiz três lutas duras, os outros dois que eu ganhei ficaram em terceiro", completou.

Outra brasileira que competiu neste primeiro dia do judô, Larissa Farias lutou na categoria ligeiro (até 48 kg) e acabou derrotada na disputa do bronze contra a chilena Mary Dee Vargas.