Topo

Atacante do Liverpool pede "desculpas" por comentários considerados racistas

Suárez foi suspenso por oito partidas após ter feito ofensas de cunho racista ao lateral esquerdo Evra - AP Photo/Fernando Vergara
Suárez foi suspenso por oito partidas após ter feito ofensas de cunho racista ao lateral esquerdo Evra Imagem: AP Photo/Fernando Vergara

Da AFP

Em Londres (Inglaterra)

05/01/2012 06h39

O atacante Luis Suárez, do Liverpool, suspenso por oito partidas por comentários racistas contra o francês Patrice Evra, pediu desculpas nesta quinta-feira, mas sem chegar a pedir perdão ao jogador do Manchester United.

O Liverpool anunciou na terça-feira que aceitava a suspensão de Suárez por ter chamado Evra de "negro", mas no mesmo dia o jogador divulgou um comunicado no qual se declarava inocente da acusação de racismo.

Em uma nova nota divulgada nesta quinta-feira, Suárez afirma: "Nunca, jamais, usei esta palavra de forma depreciativa e, se ofendi alguém, então peço desculpas por isto".

"Aos membros do painel, afirmo que não voltarei a usá-la em um campo de futebol na Inglaterra", completa.

O uruguaio cumpriu a primeira partida da punição na terça-feira, na derrota de 3-0 do Liverpool para o Manchester City.

O Liverpool acatou a decisão e decidiu não apelar da sentença.

Além da suspensão, Suárez terá que pagar multa de 40 mil libras.

A Federação Inglesa (FA) afirma em um relatório que Suárez chamou o lateral dos Red Devils de "negro" em pelo menos sete oportunidades em uma partida disputada em 15 de outubro.

Segundo o relatório, quando Evra perguntou a Suárez o motivo de um pontapé, o uruguaio respondeu: "porque você é negro". E quando o francês disse que ele repetisse o que havia afirmado receberia um soco, o rival declarou: "não falo com negros".

O depoimento de Suárez foi considerado "pouco confiável" e "inconsistente" pela comissão da FA que julgou o caso.