Topo

Azarenka elimina atual campeã Stosur e avança às semifinais do Aberto dos EUA

Azarenka, nº 1 do mundo, derrotou Stosur por 2 sets a 1 e avançou no Aberto dos EUA - Eduardo Munoz/Reuters
Azarenka, nº 1 do mundo, derrotou Stosur por 2 sets a 1 e avançou no Aberto dos EUA Imagem: Eduardo Munoz/Reuters

Da AFP

Em Nova York (EUA)

04/09/2012 19h25

A bielorrussa Victoria Azarenka, número um do mundo, garantiu sua vaga nas semifinais do US Open, nesta terça-feira, ao derrotar a australiana Samantha Stosur, atual campeã do Grand Slam nova-iorquino.

A tenista de Belarus acabou levando a melhor depois de uma partida muito intensa, que ela venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6-1, 4-6, 7-6 (7/5), depois de 2 horas de 23 minutos de luta acirrada.

"Será a minha primeira semifinal no US Open, não pretendo parar por aí, quero este título", afirmou Azarenka, de 23 anos, que já garantiu sua permanência na liderança do ranking da WTA depois do torneio.

A bielorussa chegou ao topo do tênis feminino no início do ano, quando se sagrou campeã do Aberto da Austrália. Ela chegou às semifinais em Wimbledon e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.

Já Stosur, de 28 anos, deixou a quadra de cabeça erguida. "Sempre existe uma decepção na hora da derrota, mas estou satisfeita com a forma com que joguei", disse a australiana de 28 anos, sétima cabeça de chave desta edição do US Open.

Nas semifinais, Azarenka enfrentará a vencedora do duelo entre a musa russa Maria Sharapova (N.3) e a francesa Marion Bartoli (N.11), que foi interrompido pela chuva quando a francesa vencia por 4 a 0 no primeiro set.

Enquanto isso, na quadra central, o jogo das oitavas de final do torneio masculino também foi suspenso no momento em que o espanhol David Ferrer (N.4) liderava por 7-5, 7-6 (7/2), 4-3 diante do francês Richard Gasquet (N.13).

A programação desta terça-feira já tinha sido perturbada por outras duas interrupções, uma de 75 minutos e outra de uma 1h30.