Topo

Árbitro do clássico entre Chelsea e Man. United se diz "chocado" com acusações de racismo

Clattenburg errou muito e ainda foi acusado de racismo no jogo entre Chelsea e United - AFP
Clattenburg errou muito e ainda foi acusado de racismo no jogo entre Chelsea e United Imagem: AFP

Da AFP

Em Londres (ING)

30/10/2012 16h36

O árbitro inglês Mark Clattenburg, acusado por dois jogadores do Chelsea de ter proferido insultos racistas no último domingo, durante o jogo contra o Manchester United, negou tê-los ofendido e se disse "chocado" e "chateado" por estas acusações, informaram nesta terça-feira vários jornais britânicos.

Clattenburg está no olho do furacão desde domingo. Além dessas acusações de racismo, ele cometeu erros que mudaram o rumo da partida mais importante da rodada da Premier League (já que envolvia o líder Chelsea e o vice-líder United). O time de Manchester venceu por 3 a 2, com o tento da vitória marcado em impedimento (veja o lance). Além disso, o juiz expulsou o sérvio Ivanovic e o espanhol Fernando Torres, com um rigoroso segundo cartão amarelo por simulação de falta.

No entanto, o que motivou o Chelsea a apresentar uma queixa oficial à FA (Associação de Futebol da Inglaterra) foram as acusações de "linguagem inapropriada" (racista) contra o nigeriano John Obi-Mikel e o espanhol Juan Mata. De acordo com a imprensa espanhola, o árbitro teria chamado Mata de "espanhol estúpido".

Além da federação, a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), informou nesta terça-feira que também está investigando o caso. O presidente da Sociedade de Advogados Negros, Peter Herbert, disse na segunda-feira que tinha enviado uma carta para a polícia para pedir uma investigação.

"De acordo com as nossas informações, estes comentários racistas foram direcionados contra John Obi Mikel e Juan Mata. Se for o caso, é algo absolutamente inaceitável em qualquer circunstância", afirmou Herbert.