Topo

Homem que lançou garrafa em Usain Bolt nos Jogos de Londres é declarado culpado

Ashley Gill-Webb causou confusão antes dos 100m rasos durante as Olimpíadas de 2012 - REUTERS/Chris Helgren
Ashley Gill-Webb causou confusão antes dos 100m rasos durante as Olimpíadas de 2012 Imagem: REUTERS/Chris Helgren

Da AFP

Em Londres (Inglaterra)

11/01/2013 18h38

Um homem de 34 anos acusado de ter lançado uma garrafa na pista antes da largada da prova dos 100m masculino dos Jogos Olímpicos de Londres foi declarado culpado nesta sexta-feira por um tribunal da capital britânica. A pena que será aplicada será conhecida mais adiante.

Segundo a acusação, Ashley Gill-Webb tinha conseguido, no dia 5 de agosto, entrar na tribuna de honra onde começou a insultar os atletas que se preparavam para a largada da prova mais esperada dos Jogos Olímpicos, inclusive xingando a estrela jamaicana Usain Bolt: "Você é horrível, você é um filho da p...!"

Em seguida, ele jogou uma garrafa de cerveja de plático na direção dos corredores no momento em que eles estavam na posição de largada, esperando pelo famoso tiro que marca o inicio da prova.

Nenhum atleta foi atingido e a corrida aconteceu sem incidentes. Bolt, que venceu novamente a prova e se tornou bicampeão olímpico, declarou não ter percebido nada.

"A garrafa caiu perto dos atletas e se nada aconteceu de mais grave, foi por sorte", enfatizou o procurador, indicando também que a conduta de Gill-Webb "alarmou e preocupou a segurança" do evento durante a prova mais importante dos Jogos Olímpicos.

Após o arremesso da garrafa, Ashley Gill-Webb deu de cara com a judoca holandesa Edith Bosch, que assistiu à cena. "Cara, você tá maluco?", perguntou a atleta, que foi testemunha do ocorrido durante a audiência. "Ele tentou fugir e eu o empurrei com força para não deixar", disse Bosch. "Fiquei furiosa com tamanha falta de respeito".

O homem foi, em seguida, contido pelos voluntários do evento e preso pelas forças de segurança. Aos policiais, que classificaram seu comportamento de estranho, Gill-Webb negou ter sido o autor da tentativa de agressão, mas reconheceu que estava "fora de si".