Topo

Esporte


GoalControl-4-D será a tecnologia da linha de gol na Copa das Confederações

02/04/2013 12h04

PARIS, 02 Abr 2013 (AFP) - O sistema GoalControl-4D, que utiliza 14 câmeras distribuídas por todo o estádio, foi selecionado como a tecnologia da linha de gol para a Copa das Confederações 2013 (de 15 a 30 de junho no Brasil), anunciou a Fifa.

A empresa alemã GoalControl foi a quarta e última empresa a obter uma licença Fifa, depois do último processo de licitação aberto em fevereiro pela entidade que comanda o futebol.

A Copa das Confederações será o segundo torneio a utilizar oficialmente a tecnologia da linha de gol, depois do Mundial de Clubes de 2012.

"De acordo com o processo, GoalControl também será o fornecedor de tecnologia da linha de gol para a Copa do Mundo de 2014, desde que o sistema responda aos requisitos da Fifa na Copa das Confederações deste ano", afirma um comunicado da instituição.

O sistema GoalControl se vale de 14 câmeras de alta velocidade espalhadas por todo o campo e voltadas para os gols. Quando a bola está perto da linha de gol, a posição é registrada de forma contínua e automática em três dimensões.

"Se a bola ultrapassar a linha de gol completamente, uma central envia os dados em menos de um segundo com um sinal ao relógio do árbitro", explica a Fifa no comunicado.

Mais Esporte