Topo

Leonardo é suspenso do Campeonato Francês por 'esbarrão' em árbitro

Leonardo será julgado e pode ser punido por até um ano por empurrão - Bertrang Guay/AFP
Leonardo será julgado e pode ser punido por até um ano por empurrão Imagem: Bertrang Guay/AFP

Das agências internacionais

Em Paria (França)

07/05/2013 17h16

O brasileiro Leonardo, diretor de futebol do Paris Saint-Germain, acusado de ter empurrado um árbitro, foi suspenso provisoriamente até seu julgamento, anunciou nesta terça-feira a Liga Profissional de Futebol da França (LFP).

No último domingo, o ex-lateral tetracampeão em 1994 chegou a esbarrar no juiz Alexandre Castro nos corredores do Parque dos Príncipes depois do empate em 1 a 1 dos parisienses.

"A Comissão disciplinar da LFP, que recebeu os relatórios complementares do árbitro, coloca o caso em instrução e suspende Leonardo de forma provisória a partir do dia 8 de maio de 2013 em razão da gravidade dos fatos", explicou a entidade num comunicado.

Leonardo criticou duramente o árbitro pela expulsão de Thiago Silva, capitão do PSG, pouco antes do intervalo da partida.

O zagueiro, que apoiou as mãos no peito do juiz, foi suspenso por duas partidas e perderá o confronto do próximo domingo contra o Lyon.

De acordo com o regulamento, um 'empurrão' em um jogo oficial pode ser punido com uma suspensão de até seis meses, se acontecer durante o jogo, e de um ano, se for fora da partida, como aconteceu no domingo.

O clube também pode ser punido com a perda de pontos. Caso isso aconteça, o PSG corre o risco de ficar sem o título nacional que estava praticamente em suas mãos. A três rodadas do fim da competição, o time da capital tem sete pontos de vantagem sobre o líder Olympique de Marselha.

Na segunda-feira, Leonardo negou à AFP ter empurrado Castro. "Queria conversar com o árbitro e estava esperando por ele. Havia muita gente voltando para os vestiários. No momento em que Sr. Castro chegou, um oficial tentou impedir minha passagem e acabou me empurrando, por isso esbarrei no árbitro com as minhas costas", explicou

"É difícil perceber esse detalhe na transmissão ao vivo, mas tudo fica claro com as imagens em câmera lenta", completou o brasileiro.